sábado, 27 de dezembro de 2008

PULPITOS VAZIOS

Rev. Boanerges Ribeiro, um dos maiores pregadores presbiterianos do Brasil Quando estamos falando de pregação da Palavra, não nos vem na mente outra coisa senão a verdadeira pregação expositiva do texto bíblico. O que temos visto ultimamente são pregadores que pregam à respeito da Palavra e não a Palavra de Deus propriamente dita. Pregação bíblica verdadeira é pregação expositiva.
Quando ligamos o rádio, a TV ou ouvimos os pregadores mais conhecidos no Brasil pregarem (os que estão na mídia), nos entristecemos, porque chegamos à conclusão de que os púlpitos das igrejas estão vazios. Vazios de verdadeira mensagem, vazios de conteúdos bíblicos, vazios de teologia. Não sei como os pregadores de hoje insistem em dizer o que Deus não disse ou dizem aquilo que o Senhor nunca teve intenção de dizer.
Pregar a Palavra de Deus é pregar expositivamente, respeitando cada gênero literário da Bíblia, fazendo exegese séria, explicando, aplicando e ilustrando, ou seja, descobrir qual era a intenção do autor original, quando escreveu aos seus receptores, tudo isso, lógico, de acordo inspirado por Deus.
Acontece que os púlpitos estão vazios hoje, por falta de trabalho sério de pesquisa. Pregar é simples: é só dizer o que Deus diz, porém é muito trabalhoso descobrir estas verdades e é ai que está o problema, a maioria dos pregadores não querem ter esse trabalho, preferem dizer que Deus lhes inspirou a mensagem, abrem a boca nos púlpitos, e o que sai na maioria das vezes são asneiras. Existem pregadores que até estão substituindo o texto bíblico base, por poesias de Vinicius de Moraes ou Fernando Pessoa. É o cúmulo do absurdo!!!
Se não houver esmero por parte dos pregadores em pregar a verdadeira Palavra de Deus expositivamente, o nosso povo estará fadado a continuar se empanturrando de alimento estragado e a nossa igreja brasileira irá continuando sem salgar a sociedade e trazendo vergonha para o Evangelho. A foto acima é do Rev. Boanerges Ribeiro, grande expositor e historiador presbiteriano.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores