terça-feira, 26 de dezembro de 2006

PRA QUE SERVE A HUMILDADE?

Por Rev. João d'Eça “Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” (Mateus 5:3). “Certamente, ele [Deus] escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes”. (Prov. 3:34). Tenho acompanhado pessoas que não sabem ser humildes em nenhum momento, creio que isso faz parte dos seus sistemas de valores. Apesar de que falta de humildade não é valor, mas defeito. Tem gente que parece que vive competindo o tempo todo com as outras pessoas, é como o título de um livro que li: “O mito da Grama mais verde”, a idéia é que vida do vizinho é sempre melhor do que a minha. Tem gente que vive assim, numa eterna competição com as outras pessoas, para ver quem é melhor em que. Humildade é mandamento divino. Como diz os textos que encimam esse artigo, “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Toda a minha família, da parte do meu pai e da minha mãe, são do interior, nós, eu e os meus irmãos, nascemos na Capital do Estado e por isso algumas coisas no interior me encanta. Lá na cidade onde nasceu meu pai, no período do verão, as estrelas são enormes, maiores do que nós da cidade costumamos ver, elas parecem estar bem próximas dos olhos, acostumados só com a cidade grande. Em uma visita à fazenda de um amigo em um outro município do interior do meu Estado onde não há energia elétrica, eu pude ver o céu mais estrelado de toda a minha vida, foi a sensação mais gostosa que tive, senti-me totalmente pequeno no meio de tudo aquilo e para completar a beleza sem par, duas estrelas cadentes juntas, nos acompanharam por algum tempo, até desaparecerem no céu. Naquele momento eu me senti grato à Deus por fazer parte do Universo. A humildade não tem a prerrogativa de nos fazer pequenos aos nossos próprios olhos, mas sim, expandir a nossa capacidade de apreciação, reverência e encantamento. A humildade parece que não é desejável, aliás, existem pessoas que fazem questão de serem em tudo arrogantes, a humildade parece não ser atraente. A humildade leva as pessoas ao céu, mas não os promovem no emprego, não aumenta seu salário. A humildade parece incompatível com o intelecto e com um espírito vigoroso. Descobri que o oposto é que é verdade. As figuras que nós admiramos por sua humildade – Jesus Cristo, Abraão Lincoln, Maratma Gandhi, Albert Einstein – nunca foram medrosos e sim homens de um destino vigoroso, com uma enorme determinação. A humildade não é autodepreciação, mas é uma característica de força, liberdade e autoconfiança. Humildade não é por as mãos juntas em prece e oração, o hipócrita faz isso muito melhor do que qualquer altruísta. Humildade é saber reconhecer os erros, as falhas, lamentar por elas, más, levantar a cabeça e seguir em frente não repetindo os mesmos erros. “Mulher, onde estão os teus acusadores, eles não te condenaram, eu também não te condeno. Vai e não peques mais” (Jesus pra Madalena). O resultado todos nós já sabemos, ela tornou-se um exemplo de dignidade daí pra frente. Podemos aprender com as pessoas mais improváveis e se não dermos a devida atenção ao que dizem, podemos perder uma grande idéia. É preciso que levemos em conta o potencial humano, por mais fraca que seja a chama. Há uma diferença entre ser humilde e humilhar-se. É começar de novo que caracteriza o produto autêntico, e não o uso permanente de trapos. Como bem disse o dramaturgo James Barrie; “A arte não pode ser dominada em três semanas, a vida é uma longa lição de humildade”.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores