terça-feira, 5 de dezembro de 2006

O HOMEM COM UM SONHO! EXEMPLO DIGNO DE SER SEGUIDO.

Por

Pr. João d'Eça

Para mim, um dos homens mais admiráveis depois de Jesus Cristo, São Paulo, Lutero e Calvino, é Martin Luther King Jr. Pela sua sagacidade, pela sua coragem, pela sua força, pela sua coerência de pastor, negro e cidadão. King era um homem notável em todos os aspectos, ele era um gênio quando discursava, ele era brilhante quando pregava o evangelho. King foi um arauto da verdade, um símbolo de coragem e fé, um exemplo de determinação e altruismo.

Em um dos trechos do seu famoso discurso "I HAVE A DREAM", ele diz que tem muitos sonhos, mas destaco um ponto onde acredito que ele foi, naquele momento em que discursava, arrebatado para o futuro, onde via o seu sonho realizado. Ele diz:

"Eu tenho um sonho, de que um dia, nas rubras colinas da Georgia, os filhos dos antigos escravos e de seus antigos senhores, sentarão e comerão o banquete da freternidade...Eu tenho um sonho, de que um dia o homem não será mais julgado pela cor da sua pele, mas pela força do seu caráter."

Luther King tinha uma visão de futuro impressionante, parece que ele sabia o que iria lhe acontecer. Certa vez ele profetizou que sabia que não chegaria aos 40 anos, ele foi assassinado aos 39.

King viveu os princípios do evangelho de Cristo em sua essência, ele doou a sua vida em função de uma causa justa, a não-discriminação do ser humano por motivo de raça, religião ou posição social. Sofreu vários atentados ao longo de sua curta vida, mas respondia aos seus agressores pelo princípio da resistência não-violenta. No final do seu discurso, King diz as palavras que para mim, deveriam ser diariamente mostradas em letras douradas em todos os out-doors de todas as cidades do mundo, ele diz:

"Quero que me digam que eu tentei ser direito e caminhar ao lado do próximo. Quero que vocês possam mencionar o dia em que tentei vestir o mendigo, tentei visitar os que estavam na prisão, tentei amar e servir a humanidade. Sim , se quiserem dizer algo, digam que eu fui um arauto: um arauto da justiça, um arauto da paz, um arauto do direito. Todas as outras coisas triviais não têm importância. Não quero deixar nenhuma fortuna. Eu só quero deixar uma vida de dedicação! E isto é tudo o que eu tenho a dizer:

Se eu puder ajudar alguém a seguir adiante, Se eu puder animar alguém com uma canção, Se eu puder mostrar a alguém o caminho certo, Se eu puder cumprir o meu dever cristão, Se eu puder levar a salvação para alguém, Se eu puder divulgar a mensagem que o Senhor deixou......então a minha vida terá valido a pena!"

[Martin Luther King Jr.]

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores