quinta-feira, 26 de outubro de 2006

ÀS VEZES É PRECISO CRITICAR COM FIRMEZA!

Eu já participei de alguns Congressos ou encontros onde o Sr. Ed Renê Kivitz estava como preletor. Confesso que não gostei das suas palestras, salvo naquilo que ele falava sobre liderança, porém em termos de teologia, ele deixa muito a desejar. Como blogueiro que sou, tenho na minha pasta de favoritos, vários blogs reformados, aos quais leio sempre. Comento aqueles que acho que precisam de minha humilde contribuição num "comments", no mais só me contento em lê-los. Com relação ao Sr. René, citado, eu não o considero com um teólogo, mas como um palestrante de auto-ajuda, como muitos outros que temos no Brasil. Porém quando ele faz afirmações que ao meu ver ferem a Sagrada Escritura e suas doutrinas da graça, fico indignado, mas me contenho e não vou mais adiante. Encontrei porem uns bons reformados que responderam à altura a uma postagem do Sr. Kivitz, que passo a reproduzir aqui. Usarei a resposta do blog "Sola Scriptura" do Juan de Paula. Aliás o que vem abaixo foi escrito originalmente no seu Blog: juandepaula.blogspot.com, com alguns links a outros que também respondem de forma semelhante. Vamos à leitura do blog "Sola Scriptura": "052: Crítica ao blog Outra Espiritualidade na perspectiva do ministério pastoral. Recentemente foi postado no blog Outra Espiritualidade a idéia de que Deus nada tem a ver com o sofrimento. O blogueiro é o Pastor Ed Renê Kivitz, que serve na Igreja Batista de Água Branca na capital paulista e também atua como escritor e conferêncista conhecido nacionalmente. Em sua postagem, o blogueiro narra que: Fiz visitas pastorais a duas mulheres que vestem luto. Lá pelas tantas uma delas disse entre lágrimas: “Deus deve ter as razões dele para levar meu filho, mas está difícil de entender”. Após um silêncio cauteloso e respeitoso, perguntei se ela considerava a possibilidade de Deus não ter tido razão alguma na morte de seu filho. Ela aquiesceu e enxugou os olhos, como quem diz, “é, você tem razão, Deus não tem nada com isso”. O que está por trás é a crença na teologia relacional ou teísmo aberto, ou seja Deus não conhece o futuro, o futuro está em aberto e nós construímos o futuro com ele. Essa teologia é articulada para tirar de Deus a "culpa" pelo sofrimento humano. Essa teologia tem sido articulada nos E.U.A por Clarck Pinnock, um ex-calvinista e aqui no Brasil por Ricardo Gondim. Inúmeras críticas foram feitas a postagem através da perspectiva teológica e filosófica firmada nas Sagradas Escríturas. Estão elas aqui , aqui, aqui e aqui. Então farei a minha crítica através da perspectiva da prática pastoral. Será que a teologia que está por trás dessa postagem tem alguma relevância para prática pastoral? Escrevo aqui que a minha postagem tem como objetivo análisar a teologia por trás da postagem e não a prática do autor do blog ou sua pessoa. É uma crítica a idéias. Ao final de sua vida, o famoso pregador batista reformado Charles Spurgeon lidando com os adeptos do método histórico-crítico que abriram mão da inerrância das Escríturas, disse que a teologia deles nada tem a dizer a uma pessoa no leito de morte, pois os expoentes de tal teologia não crê no ato sobrenatural de Deus revelado na Bíblia. Pois é, assim digo o mesmo do teísmo aberto. Negar a soberania de Deus é atribuir o fato ao acaso e tornar Deus um espectador. Crendo na Bíblia como revelação não dá. Escrevendo pastoralmente , não dá para aconselhar abrindo mão da soberania de Deus. Creio que tanto na visitação como no aconselhamento pastoral, a crença na soberania de Deus é extremamente confortadora e consoladora seja qual for a dor do indivíduo. O sofrimento é consequência do pecado original, assim como a morte o é. Porém a graça de Deus revelada em Cristo mostra o amor Dele para nós. E através dessa graça, quem está sofrendo encontra acolhimento nos braços do Pai. Deus tem seus propósitos no sofrimento! É só ler o livro de Jó (que creio ser um acontecimento espaço-temporal), é só ler a Bíblia crendo com a mente e com o coração, em oração. O acaso não tem a última palavra, Deus tem a ver com o sofrimento e tem um propósito para ele. Não estou escrevendo isso da torre de marfim, mas escrevo como quem já enfrentou pesados abismos no sofrimento com perda dos pais quando criança. E como encontrei paz e alegria em Cristo ao saber que não merecia nada e que fui agraciado em ter Cristo revelado a mim pelo pai (Jo 6:44-45), em saber que em tudo Deus guiou minha vida , controlou, protegeu e livrou. A crença na providência de Deus se torna a cada dia mais forte e mais firme quando passamos experiências com o sofrimento. A pergunta não seria por que, mas para que isso aconteceu. Que Deus, o Todo-poderoso conceda graça a todos nós para sermos firmes na convicção da soberania de Deus em detrimento do teísmo aberto. Deus abençoe a todos os leitores."

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores