Uma das diferenças mais significativas
entre protestantes e católicos, diz respeito aos sacramentos. Se a doutrina
cotólico-romana fosse verdadeira, então o protestantismo estaria errado, se o
protestantismo está certo, então o ensino cotólico-romano está eivado de erros.
A
palavra sacramento vem do latim “sacramentum” e antigamente significava “um
juramento ou uma obrigação solene”. Na patrística foi aplicada para significar
qualquer coisa sagrada e misteriosa. Com o passar do tempo veio a significar a
própria instituição, Igreja.
A
definição do Catecismo de Trento, autoridade superior na igreja romana, diz o
seguinte: “Um sacramento é uma coisa sujeita aos sentidos, que em virtude da
instituição divina, tem o poder de significar santidade e justiça, e infundi-las
na pessoa que o recebe.”
No
catolicismo a crença é de que os sacramentos “são uns remédios espirituais que
nos curam e justificam, dando-nos a graça interna por meio de sinais externos.”
Estas
definições declaram que um sacramento não é meramente um “sinal”, mas um “meio”
de graça, que há no sinal um poder que “produz” no homem a graça significada
pelo sinal.
A
definição protestante e: “um sacramento é um sinal externo e visível de uma
graça interna e espiritual, ordenado por Cristo como um meio pelo qual
recebemos a mesma graça.”
Nessa
definição se diz que o sacramento é um “sinal” e um “meio” de graça, mas nada
se diz que “produz” graça.
Vê-se
que há duas partes no sacramento: “sinal externo e visível, e a graça interna e
espiritual.” Nisto estão de acordo católicos e protestantes. Há também concordância
na harmonia que deve existir entre o sinal e a coisa significada e sobre a sua
instituição.
As
discordâncias estão nos seguintes pontos:
1
– A autoridade para se estabelecer um sacramento;
2
– A forma e matéria dos sacramentos;
3
– Influência que exerce o ministro no sacramento;
4
– Uso e objeto dos sacramentos;
5
– Número dos sacramentos.
Referências:
CHAMPLIN,
R. N.. Enciclopedia Histórico-Teológica
da Igreja Cristã
BERCKHOF,
Louis. Teologia Sistemática
GRUDEN,
Wayne. Teologia Sistemática
ROBERTSON.
O Cristo dos Pactos
HOEKEMA,
Anthony. Salvos pela Graça
CULLMAN,
Oscar. Cristologia do Novo Testamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário