quinta-feira, 19 de setembro de 2013

7 SIMILARIDADES ENTRE MOISÉS E PAULO

Moisés e Paulo
by

Rev. João d'Eça


Moisés e Paulo viveram no meio de dois grandes períodos históricos da economia divina, o período da lei e o período da Graça.

No período da Lei de Moisés prevaleciam a lei, as obras, as cerimônias, os tipos e as sombras. No tempo de Paulo prevaleceu a Graça, a fé em Cristo, a lei do amor a realidade e a substância.

A vida desses dois homens tem muitos pontos admiráveis e muitas semelhanças, como veremos.

1 – Moisés foi instruído em toda a literatura dos egípcios: aprendeu dos seus sacerdotes, dos mágicos egípcios, da ciência egípcia em todos os ramos conhecidos na época. Foi um homem poderoso em palavras e em ações.

Paulo também foi instruído nas tradições dos seus pais, conhecia profundamente a filosofia, as leis, a poesia a literatura e a moral dos gregos e romanos.

2 – Moisés foi atraído por uma chama de fogo que saia do meio de uma sarça que não se consumia, foi lá onde teve a revelação do Senhor Jeová, que o chamava da sarça: “Moisés, Moisés”.

Paulo em sua viagem para Damasco, cidade da Síria, viu uma luz brilhante e ouviu o Senhor que o chamou em língua hebraica: “Saulo, Saulo”.

3 – Moisés foi comissionado por Deus a apresentar-se perante o Faraó, rei do Egito, e para libertar o povo de Deus das mãos do opressor.

Paulo foi enviado pelo Senhor à presença dos reis e poderosos, para libertar os gentios do reino das trevas.

4 – Moisés não foi bem recebido por pessoas do seu próprio povo e muitos nunca deixaram de murmurar contra ele.

Paulo foi vítima de desconfiança entre os cristãos e isso durante toda a sua vida e ministério. Frequentemente passava por oposição e perigos em meio a falsos irmãos.

5 – Moisés teve de opor a Coré, Datã, Abirão, Miriã e até mesmo Arão.

Paulo encontrou a indiferença de Demas, Marcos, Alexandre e até Barnabé.

6 – Moisés teve muitos cooperadores como Arão, Hur, Jetro; porém o seu companheiro era o jovem Josué.

Paulo teve o companheirismo e amizade de Barnabé, Silas, Lucas e outros; porém o amigo em que ele estava mais próximo era o jovem Timóteo.

7 – Moisés, no fim da vida exortou o povo a ser fiel a Deus e leal à Sua Palavra e recomendou a Josué que mantivesse a fé e o ânimo.


Paulo, ao aproximar-se o tempo de sua morte, aconselhou aos presbíteros de Mileto e deixou recomendações a Timóteo.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores