Pular para o conteúdo principal

O CATOLICISMO E SUAS ORIGENS (PARTE 2)

O CATOLICISMO E SUAS ORIGENS (PARTE 2)

Introdução:
Depois que o cristianismo se corrompeu com o papado, os papas começaram a aparecer como reis, ostentando ornamentos e situações que lhes fizessem parecer como soberanos.

O primeiro papa a usar a corôa foi Nicolau I (858 d.C. – 867 d.C.). Ele se serviu de documentos espúrios que apareceram em 857 d.C. conhecidos como “PSEUDAS DECRETAIS” de Isidoro. Essas falsas decretais, alegavam que era de bispos do II e III séculos que “exaltavam o poder dos papas”. Depois da morte de Nicolau I descobriram que esses documentos eram invenções corruptas dele, Nicolau mentiu dizendo que esses documentos estavam na igreja já havia séculos.

As PSEUDAS DECRETAIS colocaram a “cereja no bolo”  das mentiras papais na Idade Média, elas conseguiram fazer com que o papado, recentemente criado, se tornasse antigo. Foi o maior embuste da história. Esses falsos documentos vieram a fortalecer o papado, antecipando em 5 séculos o poder temporal dos papas e serviu de base para a promulgação das leis canônicas da igreja católica romana.[1]

A CRIAÇÃO DO ESTADO DO VATICANO

O Estado do vaticano desenvolveu-se com o papa estevão II (741 d. C – 752 d. C.), que instigou Pepino, o Breve e seu exercito a conquistar trerritórios na Itália e doá-los à igreja. Essas doações foram confirmadas no ano 774 d. C., elevando o catolicismo à posição de poder mundial, surgindo assim o SACRO IMPÉRIO ROMANO sob a autoridade do “papa-rei” que durou 1100 anos.

Quem confirmou a doação  foi Carlos Magno, que próximo à sua morte, arrependido por ter doado os territórios, na hora da sua agonia de morte, em terríveis dores lastimava-se dizendo:

Como me justificarei diante de Deus pelas guerras que irão devastar a Itália, pois os papas são ambiciosos, eis porque se me apresentam imagens horríveis e monstruosas que me apavoram, devo merecer de Deus um severo castigo![2]


O papado esteve confinado em Avinhão na França por 70 anos, voltou a ocupar o vaticano em 1377 d. C., trazido por Gregório XI. Derramaram muito sangue em guerras políticas e religiosas até o ano de 1806, quando Napoleão Bonaparte aprisionou o papa Pio VII (1740-1823). Mais tarde tentaram reagir, mas Vítor Emanuelli no ano de 1870 derrotou as tropas do papa, tornando-se o primeiro rei da Itália, pondo fim ao SACRO IMPÉRIO ROMANO, que de santo nada tinha, esse episódio data de 20 de setembro de 1870.

Os papas ficaram confinados no Vaticano até o ano de 1929 quando Mussolini e Pio XI no tratado de Latrão legalizaram o Estado do Vaticano, estado religioso que atualmente é controlado pela Cúria Romana e governada por Cardeais que “controlam a carreira dos bispos. O papa fica fora dessa pirâmide”.[3] No Brasil os católicos são orientados por bispos, mais conhecidos pela posição política do que pela religiosidade. Eles estão divididos entre “Conservadores”, “Progressistas” e “Não alinhados”.[4]



[1] HALLEY, Pochet Bible Hand-book, pg. 685
[2] PILLATI. Londres, Ed. Thompson, tomo III, p. 64. 1876
[3] Jornal o Estado de São Paulo, 20.03.1982
[4] Revista VEJA, 30.01.1980

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…