quinta-feira, 22 de julho de 2010

PREDESTINAÇÃO COM BASE NA PRESCIÊNCIA?

By Rev. João d'Eça

Predestinação, esse é um assunto que divide opiniões, porém muitas das opiniões não condiz com a revelação de Deus, a Bíblia, e fere de morte doutrinas como a da Soberania e Eternidade de Deus.

Os que não compreendem a doutrina da Predestinação, muitos dos quais com base em seus pressupostos arminianos, dizem que a "predestinação" tem por base a "presciência", ou seja, Deus previu os que iam ser salvos e efetivamente os salvou.

Para se afirmar esse posicionamento tem-se que resolver um grande problema: Se Deus previu de antemão os que iam ser salvos, ele não os predestinou (porque predestinar significa determinar antes dos acontecimentos), se ele previu é porque já estava determinado. Quem determinou?

Se Deus não determinou, alguém determinou para que ele pudesse prever. Se alguém determinou para que ele pudesse prever, esse alguém é maior do que ele, pois pode determinar os acontecimentos do universo e Deus só poderia ver o futuro.

Se ninguém determinou e Deus previu, então as coisas acontecem aleatoriamente, sem que ninguém comande ou controle, e se as coisas acontecem aleatoriamente, então Deus não está no controle das coisas e portanto, não seria Soberano. Esse não seria o Deus revelado nas Escrituras Sagradas.

Portanto afirmar-se a predestinação com base na Presciência, é uma heresia, pois este argumento diminui a Deus a uma condição de mero expectador do universo, com o poder de apenas ver os acontecimentos futuros, sem ter o controle da situação e sem o poder de mudar nada.

PREDESTINAÇÃO é portanto um ato soberano de Deus, em que ele determina todos os acontecimentos como estes irão acontecer. O ser humano não tem nenhuma participação nesse ato de Deus. O Senhor salva o homem pela graça somente, elege os que serão salvos e permite que os perdidos sigam o seu curso rumo a danação eterna.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores