Pular para o conteúdo principal

PREDESTINAÇÃO COM BASE NA PRESCIÊNCIA?

By Rev. João d'Eça

Predestinação, esse é um assunto que divide opiniões, porém muitas das opiniões não condiz com a revelação de Deus, a Bíblia, e fere de morte doutrinas como a da Soberania e Eternidade de Deus.

Os que não compreendem a doutrina da Predestinação, muitos dos quais com base em seus pressupostos arminianos, dizem que a "predestinação" tem por base a "presciência", ou seja, Deus previu os que iam ser salvos e efetivamente os salvou.

Para se afirmar esse posicionamento tem-se que resolver um grande problema: Se Deus previu de antemão os que iam ser salvos, ele não os predestinou (porque predestinar significa determinar antes dos acontecimentos), se ele previu é porque já estava determinado. Quem determinou?

Se Deus não determinou, alguém determinou para que ele pudesse prever. Se alguém determinou para que ele pudesse prever, esse alguém é maior do que ele, pois pode determinar os acontecimentos do universo e Deus só poderia ver o futuro.

Se ninguém determinou e Deus previu, então as coisas acontecem aleatoriamente, sem que ninguém comande ou controle, e se as coisas acontecem aleatoriamente, então Deus não está no controle das coisas e portanto, não seria Soberano. Esse não seria o Deus revelado nas Escrituras Sagradas.

Portanto afirmar-se a predestinação com base na Presciência, é uma heresia, pois este argumento diminui a Deus a uma condição de mero expectador do universo, com o poder de apenas ver os acontecimentos futuros, sem ter o controle da situação e sem o poder de mudar nada.

PREDESTINAÇÃO é portanto um ato soberano de Deus, em que ele determina todos os acontecimentos como estes irão acontecer. O ser humano não tem nenhuma participação nesse ato de Deus. O Senhor salva o homem pela graça somente, elege os que serão salvos e permite que os perdidos sigam o seu curso rumo a danação eterna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…