segunda-feira, 19 de julho de 2010

AINDA A REUNIÃO ORDINÁRIA DO SUPREMO CONCÍLIO EM CURITIBA - PR

Encerrou-se no último sábado ao meio-dia, a XXXVII Reunião Ordinária do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, em Curitiba - PR.

Como o volume de documentos foi muito grande (mais de 400 documentos a serem analisados) e os debates foram muito acalorados, foi necessário marcar-se uma reunião extra-ordinária para o ano que vem, em local a ser determinado, para que os representantes das igrejas, presbitérios e sínodos possam concluir os seus trabalhos.

Tivemos mais de 1500 pessoas presentes com mais de 1100 deputados representando todas as regiões do Brasil e os quase 70 Sínodos espalhados pelo Brasil.

Tivemos a participação de vários representantes estrangeiros na reunião de todo o mundo reformado. Tivemos representantes da Holanda, vários dos EUA (Igrejas Reformadas), da África (Angola e África do Sul), da Oceania (Austrália), da Ásia (Coreia e Japão) e da América do Sul (Chile e outros).

A Igreja reafirmou a sua condição de Igreja Reformada, rejeitando várias propostas polêmicas e firmando acordos com várias entidades e igrejas reformadas ao redor do mundo.

Abaixo destaco as principais decisões do Supremo Concílio da IPB:

- O plenário rejeitou veementemente propostas para reatamento de relações com a PCUSA – Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos - por esta ser aberta a ordenação de homossexuais.

- Rejeitou também retornar à AMIR – Aliança Mundial de Igrejas Reformadas – também de viés liberal.


- O plenário votou pela decisão de considerar a Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja Mundial do Poder de Deus como seitas, determinando que pessoas oriundas destas organizações sejam recebidas mediante re-batismo e profissão de fé.

- O plenário reiterou a decisão sobre a maçonaria.

- O plenário reiterou propostas  de neo-puritanos que visavam proibir que mulheres orem nos cultos, e que as igrejas deveriam não ter corais e conjuntos musicais e ainda proibir a celebração do Natal. A IPB rejeitou todas estas propostas.

- O plenário rejeitou também as propostas que tinham como propósito, estabelecer-se diaconos e diaconisas mirins. E ainda rejeitou também a proposta para o diaconato feminino. Foi nomeanda uma comissão para estudar o assunto e prestar relatório na próxima reunião Ordinária em Natal - RN.

Abaixo algumas fotos do evento e de Curitiba - PR.

Um comentário:

R. M. Stein disse...

De se lastimar a rejeição da proposta de diaconato feminino. A presença das mulheres na Igreja tem sido de fundamental importância na proclamação do evangelho e na manutenção da Igreja Presbiteriana.

Minhas postagens anteriores