quarta-feira, 2 de junho de 2010

A DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO – PARTE I

A DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO – PARTE I
A Alma do Evangelho de Jesus.

Doutrina da Predestinação:


Uma dura realidade de uma verdade incontestável.
Romanos 9: 8-16

Romanos capítulos 9-11 é uma das passagens bíblicas mais evitadas e não lida em toda a Escritura Sagrada. Os teólogos tentam posicionar-se em quatro frentes diferentes, para não ter de dar uma resposta plausível. Outros grupos, principalmente pentecostais e neo-pentecostais não falam sobre isso.

As Igrejas Reformadas lamentam o fato de muitas pessoas não entenderem nada a respeito da doutrina e tentam usar de subterfúgios para denegrir a imagem dos Reformados, na tentativa de esconder a suas atitudes de “papagaios de pirata”

É lamentável que a maioria dos cristãos de hoje não entendem essa verdade bíblica, talvez porque, com a proliferação de grupos sectários invadindo a mídia com suas doutrinas estranhas à verdade das Escrituras, mais parecidas com as mensagens dos pregadores de auto-ajuda do que com o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, eles não sabem de nada, repetem conceitos, repetem jargões sem nem saber em profundidade do que estão falando. Como desculpa, dizem que o Evangelho é simples, para muitos simplório até. Ledo engano!


Apesar da falta de profundidade do conteúdo bíblico por parte dos críticos da Doutrina da Predestinação, esta é uma das verdades mais profundas de toda Escritura. Durante as poucas vezes em que esse assunto é tratado seriamente em uma discussão pública, os inimigos da cruz de Cristo levantam-se com ódio e acusam os seus defensores de hiper-calvinistas, quando tudo o que ocorreu foi uma simples leitura da passagem e algumas observações diretas e óbvias quanto ao seu claro significado. Nenhuma doutrina estimula reação mais negativa do que esta.

PREDESTINAÇÃO BASEADA EM PRESCIÊNCIA?

Essa crença destrona Deus da condição de Deus Soberano e o coloca como um ser desesperado que não tem controle de absolutamente e fica roendo as unhas sem saber se determinado pecador irá ou não atender ao apelo da Palavra do Evangelho, nesse caso o homem torna-se superior a Deus, pois sua vontade de não aceitá-lo é maior do que a vontade de Deus em querer salvá-lo.

Romanos 9 é crucial para a compreensão de que o poder da nossa salvação está em Deus e não em nós mesmos.

Dizer que o Evangelho é simplório como querem alguns, é desconsiderar o que a Escritura diz. II Pedro 3: 16, por exemplo, fala:

ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

LIVRE ARBÍTRIO X PREDESTINAÇÃO

O que provocou a reação negativa tão grande sobre a doutrina bíblica da predestinação, foi a mentira do diabo que diz que o homem tem uma vontade "livre", conhecido como “Livre Arbítrio”. É o orgulho do raciocínio do homem que busca diminuir a culpa e a sujeira do pecado original, que teve lugar no Jardim, que afirmava que o homem podia ser homem sem Deus.

"Não é do querer humano". A salvação não é obtida pela vontade do homem ou a qualquer poder humano. Não é o homem quem busca a Deus, mas é o Senhor quem busca e salva os seus escolhidos, desde a fundação do mundo.”

Não fostes vós que me escolheste a mim; pelo contrário, EU VOS ESCOLHI a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. (João 15: 16).

As minhas ovelhas ouvem a minha vós; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que o Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. (João 10: 27-29).

Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim... Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. (João 10: 14 e 16).

A alegação de que o homem é livre e independente foi considerada herética desde muitos séculos. Os pelagianos foram os instrumentos de tal loucura e, posteriormente, essa heresia foi reivindicada por Jacob Arminius (daí vem o arminianismo). No século 19, um advogado chamado Charles Finney ressuscitou essa heresia. Até mesmo John Wesley entrou na onda herética.

Lutero disse sobre o livre-arbítrio: “É o coração do pecado original."

Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados PARA A PERDIÇÃO. (Romanos 9:20-21 – Grifo Meu).

A alegação de muitos que afirmam que não ligam para que os teólogos e pensadores do passado disseram e produziram, e que só precisam do texto bíblico é uma falácia e soa como uma afirmação de arrogância, já que até o texto bíblico que temos em mãos foi produzido pelos teólogos através das suas traduções imperfeitas e que estão sempre em constante aperfeiçoamento, já que a língua é dinâmica. Dizer que o que teólogos como Lutero, Calvino e outros produziram não tem valor, é assinar um atestado de ignorância tanto da Bíblia, como daquilo que eles produziram à partir dela, numa época marcada por grandes controvérsias teológicas, onde esses teólogos citados tiveram que debruçar-se sobre os textos originais grego e hebraico da Bíblia, usando a melhor exegese já conhecida, e afirmado os seus postulados através de uma hermenêutica incontestável, sobre a obra dos pais apostólicos em latim e sobre os filósofos antigos e contemporâneos seus, para produzirem os documentos que temos hoje e pelos quais todo mundo estuda.

É triste quando vemos uma igreja brasileira que não sabe em que crer. Uma igreja brasileira sem identidade. Uma igreja brasileira sem rumo e uma igreja brasileira desacreditada. Tudo isso é resultado do PRAGMATISMO que tem destruído a igreja brasileira e feito a fortuna de inescrupulosos ditos “líderes” evangélicos que preferem a “lei do menor esforço”, do que estudar seriamente a obra dos grandes teólogos Reformados para que a igreja seja fortalecida em todo doutrina.

No entanto, a maioria dos cristãos de hoje nem sequer sabe que existe uma verdade tão clara nas páginas das Escrituras Sagradas. Assim, o endurecimento que Paulo retrata nesta passagem em sua carta aos Romanos é um ato soberano de Deus que não é causado por alguma coisa naqueles indivíduos que estão endurecidos. As decisões soberanos de Deus em toda a Bíblia são com base em nada que o homem faça ou deixe de fazer, mas são decididas na eternidade com base no seu Amor Eterno.

"Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos da ira, preparados para a perdição, a fim der que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também entre os gentios?" (Rm 9:22-24).

Continua....

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores