quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

NEC TAMEM CONSUMEBATUR

A expressão que encima este artigo "NEC TAMEM CONSUMEBATUR", significa: "Queimava e não se consumia", referindo-se ao episódio relatado em Êxodo capítulo 3, quando o Senhor Deus chamou a Moisés para libertar o povo escravo no Egito. Moisés achegou-se para ver o fenômeno: uma sarça que queimava e não se consumia.
Quando Moisés se aproximou, ouviu a voz do anjo do Senhor que dizia: "...Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa." (Êx. 3: 5). Ali Deus revelou-se como "EU SOU O QUE SOU".
O fogo que arde e não se consome acompanha o povo de Deus até hoje. Estava no deserto, durante a noite protegendo-os do frio e dos animais selvagens. Estava no momento em que Moisés recebia a Lei de Deus, quando o monte ardia. Estava no tabernáculo consumindo a oferta. Estva no desafio de Elias aos profetas de Baal, quando o Senhor mandou fogo do céu que consumiu o holocausto. Estava também, na hora de purificar o povo, queimando os rebeldes para que não contaminasse os outros. Estava sobre a cabeça dos 120 reunidos no cenáculo, quando receberam pela primeira vez o dom do Espírito Santo.
O povo de Deus passa pelas maiores provas de fogo, mas não se consome. Ao longo da história tentaram destruir o povo de Deus, mas nunca conseguirão, se não vejamos: Os imperadores Nero e Domiciano, reis e principes, papas, a noite de São Bartolomeu, a Inquisição da igreja católica romana, o holocausto perpetrado por Hitler e tantos outros que surgiram e que ainda surgirão no seu intento maléfico, porém cada vez que tentarem, o povo de Deus sai mais fortalecido, porque é como o ouro, quando passa pelo fogo sai purificado.
O Senhor não permitirá que o seu povo seja destruido por quem quer que seja. Sejam principes, sejam reis, sejam governos ou entidades. Qualquer que se opor ao povo de Deus estará lutando contra o próprio Deus.
Assim foi o parecer de Gamaliel: "...atentai bem no que ides fazer a estes homens. Porque, antes destes dias, se levantou Teudas, insinuando ser ele alguma cousa, ao qual se agregaram cerca de quatrocentos homens; mas ele foi morto, e todos quantos lhe prestavam obediência se dispersaram e deram em nada. Depois desse levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e levou muitos consigo; também este pereceu, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos. Agora vos digo, dai de mão a estes homens, deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais porventura, achados lutando contra Deus. E concordaram com ele."
NEC TAMEM CONSUMEBATUR (Queimava mais não se consumia).

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores