sexta-feira, 15 de agosto de 2008

SOBRE OVELHAS E PORCOS!!!

Por

Rev. João d'Eça

No que se refere à pregação da palavra de Deus, que é alimento para a alma e saúde para a igreja, há dois tipos de ouvintes, as ovelhas e os porcos. A alimentação de um é totalmente diferente da do outro. Enquanto as ovelhas se alimentam de grama verde, de alimentação saudável, os porcos geralmente alimentam-se de comida estragada, "massa levedada", restos que sobram.

Assim é concernente à pregação: Há pregadores que estão alimentando porcos com as suas pregações fora de contexto, desprovida de conteúdo histórico-bíblico e não possuem exegese séria, transformando muitas igrejas em pocilgas ao invés de currais de ovelhas.
Estamos assistindo uma avalanche de "pregadores gritadores", que pensam que Deus é surdo, que usam a Bíblia como mero pretexto para suas pregações sem conteúdo, com "temas" psicológicos, políticos e apelativos, ou com um "texto" fora de contexto, sem se preocupar em "expor" na verdade o que o autor original quis dizer, estão dizendo o que acham que a Palavra de Deus quer dizer, para no fim dizerem os seus próprios conceitos humanos, ou seja, estão alimentando "porcos" e não "ovelhas".
A Palavra de Deus adverte: "Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas..." (Mat. 7: 6). Em outro texto, Pedro cita um provérbio para ilustrar os que se perdem por falta de aprofundamento no conhecimento de Deus. Ele diz: "...O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao esponjadouro de lama". (II Ped. 2: 22).
O diabo tem enganado as pessoas, como parte de seu trabalho de destruir. No apocalipse, é dito que o "quinto anjo tocou a sua trombeta...e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu a chave do poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar". (Apoc. 9: 1, 2). Esta referência é a clara descrição da soltura de demônios infernais para inocularem o seu veneno de maldade nos corações dos homens, tirarem a paz da terra e produzirem guerra e morte. Mas, é fundamental que entendamos que uma das maiores estratégias de Satanás foi, ao invés de combater a igreja de fora, ele infiltrou-se dentro dos arraiais evangélicos para confundir os incautos sobre suas reais intenções.
A pregação que ouvimos, principalmente na TV por meio dos chamados programas evangélicos, não tem a intenção de promover o Reino de Deus e a compreensão do evangelho, mas sim, de promover a igreja que é detentora do horário ou da emissora, só isso, com o fim de arrecadar cada vez mais. Estão dando "pão levedado" (I Cor. 5. 6), nas pregações e dizendo a igreja que a sua missão é prover entretenimento para as pessoas {brincar na lama}, com vistas a ganhá-las pra Cristo.
A igreja já a muito, abandonou a pregação ousada, amenizou o seu testemunho, aceitou e tenta justificar as frivolidades mundanas, porque as tolera, sob pretexto de ganhar as multidões. O ensino claro de Jesus no NT é: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho", mas estão acrescentando: "...e ofereceii às pessoas entretenimento, principalmente para os que não gostam da mensagem do evangelho", pois o evangelho é duro para esses quando diz: "Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mat. 16: 24).
A Palavra de Deus diz que somos "Sal e Luz" e não "docinho de côco". Se alguém que sai de um culto alegre e satisfeito, vibrando e entusiasmado, lá ele não ouviu a Palavra de Deus, mas com certeza assistiu a um espetáculo. A palavra de Deus produz tristeza pelo pecado, dor porque ofendemos a Deus diariamente, convicção dos nossos erros e compreensão de que se não mudarmos, não veremos o Reino de Deus, ai sim, se houver esses elementos, houve verdadeira pregação da Palavra de Deus.
Jesus ensinou a verdade, chorou pelos pecadores, repreendeu os insubimissos, mas nunca tentou divertí-los. A mensagem de Cristo é: "Santificai-vos", "chorai, lamentai", "separai-vos", "purificai-vos". Não há nenhuma referência a entretenimento ou a mensagem sem profundidade.
Minha oração é que Deus limpe a sua igreja dos falsos líderes, dos líderes malfeitores, dos líderes mentirosos, dos líderes enganadores, dos líderes sem mensagem bíblica profunda, dos líderes interesseiros que querem viver como reis dirigindo carrões, morando em mansões, comprando televisões, viajando pelo mundo, às custas dos "porcos" da sua "pocilga" a qual eles ousam em chamar de "igreja". Deus nos livre desses demônios!!

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores