Pular para o conteúdo principal

SOBRE OVELHAS E PORCOS!!!

Por

Rev. João d'Eça

No que se refere à pregação da palavra de Deus, que é alimento para a alma e saúde para a igreja, há dois tipos de ouvintes, as ovelhas e os porcos. A alimentação de um é totalmente diferente da do outro. Enquanto as ovelhas se alimentam de grama verde, de alimentação saudável, os porcos geralmente alimentam-se de comida estragada, "massa levedada", restos que sobram.

Assim é concernente à pregação: Há pregadores que estão alimentando porcos com as suas pregações fora de contexto, desprovida de conteúdo histórico-bíblico e não possuem exegese séria, transformando muitas igrejas em pocilgas ao invés de currais de ovelhas.
Estamos assistindo uma avalanche de "pregadores gritadores", que pensam que Deus é surdo, que usam a Bíblia como mero pretexto para suas pregações sem conteúdo, com "temas" psicológicos, políticos e apelativos, ou com um "texto" fora de contexto, sem se preocupar em "expor" na verdade o que o autor original quis dizer, estão dizendo o que acham que a Palavra de Deus quer dizer, para no fim dizerem os seus próprios conceitos humanos, ou seja, estão alimentando "porcos" e não "ovelhas".
A Palavra de Deus adverte: "Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas..." (Mat. 7: 6). Em outro texto, Pedro cita um provérbio para ilustrar os que se perdem por falta de aprofundamento no conhecimento de Deus. Ele diz: "...O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao esponjadouro de lama". (II Ped. 2: 22).
O diabo tem enganado as pessoas, como parte de seu trabalho de destruir. No apocalipse, é dito que o "quinto anjo tocou a sua trombeta...e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu a chave do poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar". (Apoc. 9: 1, 2). Esta referência é a clara descrição da soltura de demônios infernais para inocularem o seu veneno de maldade nos corações dos homens, tirarem a paz da terra e produzirem guerra e morte. Mas, é fundamental que entendamos que uma das maiores estratégias de Satanás foi, ao invés de combater a igreja de fora, ele infiltrou-se dentro dos arraiais evangélicos para confundir os incautos sobre suas reais intenções.
A pregação que ouvimos, principalmente na TV por meio dos chamados programas evangélicos, não tem a intenção de promover o Reino de Deus e a compreensão do evangelho, mas sim, de promover a igreja que é detentora do horário ou da emissora, só isso, com o fim de arrecadar cada vez mais. Estão dando "pão levedado" (I Cor. 5. 6), nas pregações e dizendo a igreja que a sua missão é prover entretenimento para as pessoas {brincar na lama}, com vistas a ganhá-las pra Cristo.
A igreja já a muito, abandonou a pregação ousada, amenizou o seu testemunho, aceitou e tenta justificar as frivolidades mundanas, porque as tolera, sob pretexto de ganhar as multidões. O ensino claro de Jesus no NT é: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho", mas estão acrescentando: "...e ofereceii às pessoas entretenimento, principalmente para os que não gostam da mensagem do evangelho", pois o evangelho é duro para esses quando diz: "Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mat. 16: 24).
A Palavra de Deus diz que somos "Sal e Luz" e não "docinho de côco". Se alguém que sai de um culto alegre e satisfeito, vibrando e entusiasmado, lá ele não ouviu a Palavra de Deus, mas com certeza assistiu a um espetáculo. A palavra de Deus produz tristeza pelo pecado, dor porque ofendemos a Deus diariamente, convicção dos nossos erros e compreensão de que se não mudarmos, não veremos o Reino de Deus, ai sim, se houver esses elementos, houve verdadeira pregação da Palavra de Deus.
Jesus ensinou a verdade, chorou pelos pecadores, repreendeu os insubimissos, mas nunca tentou divertí-los. A mensagem de Cristo é: "Santificai-vos", "chorai, lamentai", "separai-vos", "purificai-vos". Não há nenhuma referência a entretenimento ou a mensagem sem profundidade.
Minha oração é que Deus limpe a sua igreja dos falsos líderes, dos líderes malfeitores, dos líderes mentirosos, dos líderes enganadores, dos líderes sem mensagem bíblica profunda, dos líderes interesseiros que querem viver como reis dirigindo carrões, morando em mansões, comprando televisões, viajando pelo mundo, às custas dos "porcos" da sua "pocilga" a qual eles ousam em chamar de "igreja". Deus nos livre desses demônios!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…