quinta-feira, 28 de agosto de 2008

OS POLÍTICOS "LIMPOS", OS "SUJOS" E A JUSTIÇA ELEITORAL.

Por
Rev. João d'Eça
NO BRASIL NÃO HÁ OBRIGATORIEDADE DO VOTO, O QUE HÁ É OBRIGATORIEDADE DE COMPARECIMENTO ÀS URNAS. Ninguém é obrigado a escolher ninguém. O voto é secreto e não há como saber se eu escolhi ou não. Estou pensando seriamente em não escolher candidatos a vereadores, afinal de contas, pra que eles servem?
Dizem que os vereadores servem para fiscalizar as ações do governo municipal e para fazerem projetos e leis que beneficiem a população, mas na prática sabemos que não é bem assim. Como é então? Já que o prefeito é quem tem a chave do "cofre" da prefeitura, ele irá garantir a suposta governabilidade, cooptando os vereadores para o seu lado em troca de benesses e da garantia da reeleição nas próximas eleições, além dos projetos governamentais que precisam ser aprovados e para isso, vale uma "boquinha" para cada um dos "aliados". ENTÃO ME RESPONDA: ELES VÃO FISCALIZAR O QUE???????
Em pleitos anteriores eu via os candidatos preocupados com a população do seu reduto eleitoral, sem infra-estrutura, e procuravam pelo menos, passar uma máquina em uma rua, queimá-la de breu ou mesmo asfaltá-la, mostrando assim um serviço inicial, para que os eleitores confiassem que aquele, depois de eleito, iria fazer muito mais. Também os prefeitos no cargo, querendo eleger os seus sucessores, rasgavam ruas, limpavam praças, iluminavam bairros, etc, mas hoje, a população que se dane, não se vê mais os políticos fazerem esse tipo de trabalho, é como se dissessem: - Se quiserem votar em mim ou no meu candidato, que votem, se não quiserem, vão à PQP.
O que mais me intriga nisso tudo é a postura da Justiça Eleitoral. Está gastando uma fortuna para produzir propaganda que diz que devemos escolher bem os candidatos para não ficarmos 4 anos lamentando o que perdemos. Mostram um homem perdendo a passagem de um cometa, um outro perdendo a passagem por uma via-férrea, uma mulher dando voltas sem sentido e um jovem com um tremilique incontrolável nas pernas.
A mensagem é: SE ESCOLHERMOS POLÍTICOS "SUJOS", FICAREMOS COMO AQUELES PERSONAGENS, 4 ANOS A VER NAVIOS!!
Mas como a população pode escolher certo, se a própria Justiça Eleitoral liberou a candidatura de gente com ficha "suja"? De gente que responde processo por suspeitas de todos os tipos e quer imunidade parlamentar pra se livrar do processo ou pelo menos atrasá-lo o máximo possível.
Por essas e outras, acho melhor me abster de votar nas próximas eleições. Vou cumprir com a minha OBRIGAÇÃO e comparecer às urnas, mas, votar! Ai já é outra história.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores