quarta-feira, 26 de junho de 2013

SÉRIE: A HISTÓRIA DA IGREJA NO MUNDO

SPURGEON, o ganhador de almas.

"Mesmo se eu fosse totalmente egoísta, e não tivesse cuidado com nada, mas somente com a minha própria felicidade, eu escolheria, se eu pudesse, debaixo da graça de Deus, ser um ganhador de almas...”

Esta é apenas uma das muitas citações de Charles Haddon Spurgeon, que mostra a paixão dele por comunicar a mensagem do evangelho, quais eram as suas prioridades na vida e ministério e que o levou a construir a maior igreja evangélica do mundo do século 19.

Antes da sua conversão, Spurgeon foi de igreja em igreja, a fim de ouvir a mensagem do evangelho. Ele estava aberto à mensagem, estava com fome de Deus e sabia que sua vida não agradava ao Senhor.

Ele visitou várias igrejas evangélicas em sua busca pela mensagem cristã. As igrejas que ele visitou eram Bíblicas, fiéis, com adoração sincera. Mas, infelizmente, enquanto eles celebraram a sua segurança em Cristo, e estavam focando também nas necessidades dos fiéis, na descrição do próprio Spurgeon, ele não encontrou nada para preencher o seu vazio – não havia uma mensagem do evangelho direta, real, que se destinava a alguém à procura de Cristo.

Talvez, como em nossos dias, a maioria das igrejas evangélicas estão assim, preocupadas com a edificação dos crentes, preparando-os para lidar com as pressões da vida -, mas, erradamente, ignorando os não-crentes em suas comunidades. 

Finalmente, numa manhã fria e com muita neve, Spurgeon encontrou o seu caminho numa igreja Metodista. Um diácono pregou o evangelho! Ele pregou diretamente para os não-crentes, "Olhai para mim e sereis salvos, toda a terra!" O diácono disse que o texto não convidava para trabalhar, mas, apenas olhar! “Todo mundo pode olhar, uma criança pode olhar, os mais educados, os menos instruídos - todos podem olhar para Cristo e ser salvos”.
Depois virou-se diretamente para Spurgeon e disse, “Você já olhou para Jesus, meu jovem?" Spurgeon diz que foi atingido no coração e entregou sua vida a Cristo.

A partir de então, como sabemos, ele determinou a construção de uma igreja que foi evangelisticamente relevante - todos os domingos, ele deliberadamente falava ao estranho, ao hóspede, ao não-cristão em suas mensagens. E o que se tornou o “Metropolitan Tabernacle” cresceu para um templo com capacidade para 5000 pessoas e que foi responsável pela plantação de 200 igrejas.

Spurgeon era apaixonado pela pregação do Evangelho e nesse propósito ele conduziu a sua vida com energia e exortando uma geração de crentes a testemunhar pela Palavra de Deus, alcançar e compartilhar a Boa-Nova com o maior número possível de pessoas.

Se você viver nessa perspectiva, sua vizinhança toda agradecerá!


Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores