quarta-feira, 31 de outubro de 2012

LUTERO, USADO POR DEUS PRA REFORMAR A IGREJA



Nos Estados alemães que participaram diretamente do movimento da Reforma do séc. XVI, o dia 31 de outubro de cada ano, o comércio local é fechado em observância ao Dia da Reforma. Esse feriado alemão comemora o ato de Matinho Lutero, quando no dia 31 de outubro de 1517, portanto a 495 anos atrás, ele pregou as suas 95 teses em latim, na porta da Igreja de Wittenberg.

O objetivo de Lutero ao fixar as teses na porta da igreja, por volta das 5 horas da manhã daquele dia, antes de haver circulação de gente pela cidade, o que ocorria logo depois do amanhecer, Lutero estava com isso, solicitando um debate acadêmico, como era costume na época. Ao fazer isso, Lutero não estava negando a veracidade das indulgências , por si só , mas sim, ele estava escrevendo contra o abuso de quem fornecia, ou seja, o dominicano, João Tetzel, que manipulava as massas através da venda dessas indulgências para lucro próprio e ganho ímpio. 

João Tetzel era um infame, ele coagia os habitantes ignorantes e ingênuos a comprar os documentos que garantiriam (essa era a tese do papa), a remissão dos pecados passados, presentes e futuros. Demagógicamente Tetzel usava frases como: “tenha pena de nós”, “estamos em tormento”, “você pode nos redimir com apenas uma moeda”, e depois, ele arrematava com as seguintes palavras: “Assim que a moeda tilintar no fundo do cofre, mas uma alma sai do purgatório em direção ao paraíso”.

Para Lutero, havia três questões principais contra Tetzel e a venda das indulgências. As teses de Lutero se concentravam em três pontos principais:
1 – Ele discordava do fim para o qual as indulgências estavam sendo cobradas,
2 - Ele negava que o papa tivesse algum poder espiritual sobre o purgatório,

3 – Ele dizia que o papa não tinha preocupação alguma com o bem-estar do pecador. Assim, fica evidente a partir dos escritos de Lutero, que sua tese principal era o abuso daquelas indulgências, e não necessariamente a cobrança em si.

Os conceitos das doutrinas da Graça não faziam parte desse Lutero inicial. Não vemos nos seus primeiros escritos nenhuma menção particularmente reformada em suas teses. Não há menção da doutrina da justificação, não há nenhuma discussão sobre a imputação da justiça de Cristo, não há nenhuma linguagem comentando sobre as doutrinas da graça, nem há qualquer indicação da idéia de Sola Scriptura. Todos esses conceitos bíblicos ainda não tinham germinado completamente na mente de Lutero. Levaria algum tempo antes que Lutero viesse a perceber que todo o sistema de indulgências era a antítese das Escrituras. 

O dia 31 de outubro de 1517 ficou convencionado como o começo da Reforma Protestante. As 95 teses de Lutero, foram as palavras que desencadearam o movimento para recuperar a pureza da mensagem apostólica perdida no cristianismo medieval, e começou uma revolução dentro da igreja que nunca poderia ser desfeita. “Por amor e preocupação com a verdade, e com o objetivo de provocar", ele começou seus escritos,  preocupado com os abusos inerentes a igreja romana em que ele nasceu e foi criado e para a qual ele dedicou sua vida.

Lutero, antes de questionar pra valer a hierarquia estabelecida, ele suportou uma profunda tempestade espiritual. Lutero passou décadas em tormento e medo antes que ele pudesse proclamar com o apóstolo Paulo: "Sendo justificados mediante a fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5:1).

Aprouve a Deus usar Lutero para a realização de seus objetivos no mundo. Apesar de ele ser um homem normal, cheio de contradições, de medos, mas ao mesmo tempo corajoso, porque ele sabia que era Deus que o conduzia, ele estava convicto de que estava fazendo a vontade de Deus, e nesse propósito, ninguém o deteria.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores