terça-feira, 30 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO DIA DA REFORMA


Ao ouvir aquelas marteladas na porta da igreja de Wittenberg, na Alemanha, poucas pessoas suspeitavam que esse som seria ouvido em todo o mundo e conduziria, à mais importante transformação da sociedade ocidental desde que os primeiros apóstolos pregaram o Evangelho por todo o Império Romano. 
Martinho Lutero pregou as suas 95 teses na porta da igreja em 31 de outubro de 1517, e provocou um debate que culminou finalmente no que hoje chamamos de a Reforma Protestante.
Lutero foi um herdeiro de Agostinho de Hipona. Martinnho Lutero é uma das figuras mais importantes que Deus levantou desde aquela época. Era um estudante de direito que virou monge agostiniano tornou-se o centro de uma grande polêmica depois que as suas teses foram copiadas e distribuídas por toda a Europa. Inicialmente protestando contra a tentativa do papa de vender a salvação por meio das indulgências. Os estudos que Lutero fez das Sagradas Escrituras logo o levaram a opor-se à igreja de Roma, em questões doutrinárias que são basilares para a fé protestante, como por exemplo, o Sola Scriptura, e que diverge dos ensinos de homens e de concílios da igreja católica.
Lutero contribuiu significativamente para a teologia cristã, ele escreveu 60 mil páginas, além de hinos sacros que vieram a ser uma espécie de mola propulsora da Reforma.
Uma das principais doutrinas pregada por Lutero, claramente verificada no Novo Testamento, que foram comentadas pelos pais da Igreja, é a doutrina de que a salvação é exclusivamente pela fé, sem a necessidade de obras (sola fide), ou seja nenhum mérito humano é capaz de alcançar o favor de Deus. A salvação é pela graça somente através da fé (Ef. 2.8).
A redescoberta de Martinho Lutero dessa verdade levou a adesão de muitas outras igrejas e a implementação de reformas sociais que nós nunca experimentaríamos no Ocidente, caso o movimento reformista fosse sufocado.
Uma das maiores contribuições de Lutero, foi a sua tradução da Bíblia para a língua comum do povo alemão, ele colocou a Palavra de Deus nas mãos do povo, e isso gerou o fato de hoje termos as Escrituras disponível em língua vernácula de muitos países, permitindo que os leigos possam estudá-la. Ele reformou a liturgia do culto a Deus, colocando-a na língua comum para que as pessoas simples pudessem ouvir e entender a palavra de Deus pregada e pudessem também adorar ao Senhor com clareza. 
Lutero permitiu que os milhares de padres e freiras que quisessem e que aderiram à Reforma, pudessem se casar, numa época em que era muito comum a fornicação entre clérigos, essa foi uma das atitudes que mais fortaleceu o movimento e que transformaram radicalmente a própria instituição. 
Lutero ensinou, e também Calvino depois dele, o princípio bíblico do sacerdócio universal de todos os crentes, mostrando a todas as pessoas que o seu trabalho tinha um propósito e uma dignidade, porque através dele, poderiam servir ao seu Criador. Lutero deixou um legado pra todo o Ocidente. Esse legado de Lutero está expresso nos credos e confissões de instituições protestantes em todo o mundo. 
Ao considerarmos a importância do Dia da Reforma, devemos nos equipar para sermos anunciadores, conhecedores e defensores da verdade bíblica. Que o nosso propósito seja o de pregar o Evangelho de Deus para o mundo e, assim, desencadear uma nova reforma da igreja e da cultura.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores