sábado, 31 de março de 2012

ANOTAÇÕES NOS SALMOS - A VAIDADE DA VIDA - SALMO 39

Quando refletimos sobre a vida humana, geralmente encaramos o resultado de nossas reflexões com muito pessimismo. Os planos que fazemos quando jovens, as promessas encantadoras de sucesso esvai com o passar do tempo e a aproximação da velhice e a maioria das pessoas vendo aproximar-se o túmulo, exclamam como Jó e como Voltaire: "Quisera nunca ter nascido".

Aqui nesta Salmo, Davi sumariza nesta sentença que segue; "...Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja é pura vaidade." (v, 5).

A luta diária do homem é para adquirir riquezas, depois ele deixa tudo aqui e não sabe pra quem deixa. Nunca se viu um cortejo fúnebre indo em direção ao cemitério e atrás do carro funerário um carro-forte levando tudo o que o defunto amealhou em vida para ser enterrado com ele.

É então que toda que a sua formosura se consome, como pela traça (v, 11). É muito importante, porém triste, aprender "que somos frágeis demais" e quanto são curtos os nossos dias aqui na terra.

Porém, essa realidade inquestionável não é verdadeira para o crente fiel. O cristão pode dizer: "Tu és a minha esperança" (v, 7). Deus nos deu a Vida Eterna por meio de seu Filho Jesus Cristo. Esse é o nosso maior presente. 

Essa esperança o mundo não tem.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores