sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ARMINIANISMO HEREGE.

Acho muito interessante que muitos adeptos de Jacob Armínio desprezem os calvinistas, mas também não querem ser arminianos. Se não se classificam como calvinistas ou arminianos, são o que???????

Teologia é a forma como alguém lê a Bíblia, hoje as pessoas ou leêm pela ótica do arminianismo ou pela ótica do calvinismo, a não ser que a leitura seja pela ótica russelita (T. J.), adventsta ou de outra heresia sectária qualquer. O fato é que o arminianismo é uma heresia também.

A principal característica do calvinismo é a crença e o ensino de que o conhecimento de Deus do futuro é baseado no fato de que ele determinou esse futuro, por esta razão ele o conhece de antemão. No caso dos arminianos isso não se dá, eles acreditam que Deus não determinou o futuro, portanto não o conhece. Mas para não admitirem que não creêm na Onisciência de Deus, eles criaram uma saída chamada "présciência", que é a crença de que Deus vê as ações futuras dos homens, mas não as determina, ou seja, ele vê e vai "ajeitando" as coisas. Em última instância, Deus estaria limitado às decisões livres dos homens. Isso é ou não é heresia?

Um grupo de arminianos mais, digamos, "corajosos", resolveram ir mais além e criaram uma teologia que diz que Deus não sabe as ações futuras dos homens, é a "teologia relacional". Essa teologia concorda com todos os pontos de interpretação arminiana da salvação, exceto um, aquele que fala da presciência de Deus, ou seja, que Deus anteviu a escolha daqueles que iriam ser salvos.

Essa teologia "relacional" é fruto do arminianismo, se desenvolveu à partir do arminianismo. Esses novos arminianos foram mais além, muito mais além, eles ultrapassaram os limites e foram rejeitados até pelos arminianos clássicos, aqueles que tem medo de admitir que não creêm na Onisciência de Deus.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores