segunda-feira, 15 de março de 2010

CONHECENDO UM POUCO SOBRE LIBERALISMO TEOLÓGICO.

Definição:

Liberalismo teológico - Tentativa de adaptar as ideias religiosas à cultura moderna e ao modo moderno de pensar.

Postura de um liberal:

Os Liberais costumam rejeitar todas as crenças religiosas que estejam baseadas em outras coisas além da razão. Os liberais dizem que porque a Bíblia foi escrita por pessoas limitadas por sua ignorância, ela não pode ser a única autoridade para a fé e conduta.

Os liberais dizem que a crença em milagres era ignorância dos nossos antepassados que desconheciam o método científico e que hoje existem muitas outras explicações para os mais variados eventos. Os liberais não creêm na ressurreição físicsa de Jesus.

Os liberais tendem a ser otimistas e humanistas e creêm cegamente nas teorias darwinistas, além de teologicamente, crerem que é a sociedade corrupta que corrompe o homem, quando o contrário é que é a verdade.

A Teologia Liberal

O liberalismo teológico procurou reconciliar a teologia com as idéias modernas que estavam sendo promovidas pela ciência, psicologia, filosofia e outras disciplinas educacionais. Um dos principais movimentos que contribuíram para o liberalismo teológico foi o Iluminismo, movimento intelectual que enfatizava a razão humana como o meio principal para discernir a verdade.

Immanuel Kant

O mais influente filósofo que contribuiu para o liberalismo teológico do período do Iluminismo. As idéias de Kant mudaram o modo dos filósofos entenderem a realidade. Antes de Kant, os filósofos eram divididos em suas idéias de como obter conhecimento.  eram divididos em empiristas e racionalistas. Kant disse que tanto os empiristas quanto os racionalistas estavam errados. Kant esboçou 5 categorias da mente que, de acordo com ele, processavam os dados entrantes e o tornavam em conhecimento. Infelizmente, o sistema feito por Kant não fez nenhuma provisão para se perceber os dados do mundo espiritual.

Foi somente uma questão de tempo o aparecimento das idéias de Kant surgirem no cenário teológico. Os teólogos que adotaram as idéias de Kant se tornaram os precursores da teologia liberal. A doutrina-chave que foi primeiramente afetada pelas idéias de Kant foi a doutrina da Imanência Divina. Igual a um dominó, a doutrina liberal da imanência, por sua vez, afetou outras doutrinas dentro da teologia liberal.

Os teólogos liberais, ao invés de verem Deus como um ser transcendente, que existe acima ou fora de Sua criação, viam Deus como estando imanentemente presente em todos os aspectos de Sua criação, não apenas num livro revelador como a Bíblia.

Embora esta idéia de imanência tenha flertado perigosamente com o panteísmo, a maioria dos teólogos liberais tentou manter um sabor distintivamente cristão às suas idéias teológicas e filosóficas. Assim, os teólogos liberais usaram os mesmos termos encontrados na teologia cristã histórica, mas deram uma outra definição a eles, a fim de serem adaptados à nova teologia deles.

No próximo artigo trataremos da influência de SCHLEIERMACHER (1768-1834)







Um comentário:

Ivonete Silva disse...

Muito legal, Joao.
Vai fazer sobre quem?
Vai ajudar no trabalho. Abraço.

Minhas postagens anteriores