segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O dia 08 de Março, foi consagrado como o Dia Internacional da Mulher, tendo como origem, as manifestações das mulheres, que exigiam melhores condições de trabalho e direito a voto, no início do século XX.

A data foi adoptada pelas Nações Unidas, em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo.

ORIGEM.


"A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi proposta na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque.


Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes, destacando-se o de 1908, quando 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto.

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América, por iniciativa do Partido Socialista da América.

Poucos dias depois, a 25 de Março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado ao imaginário coletivo como sendo o fato que deu origem ao Dia Internacional da Mulher"¹.

Quero parabenizar a todas as mulheres do Brasil, na pessoa da minha mulher, Ilanajara. Valorosa mulher, inteligente, dedicada, muito capaz, esmerada em tudo o que faz.

Assim são as mulheres dignas. Aquelas que escolhem o caminho do sucesso pessoal e da dedicação à família e conseguem equacionar tudo isso de forma exemplar. Não abandonam a carreira, mas também não abandonam a maternidade e o matrimônio.

A essas valorosas mulheres,

NOSSOS PARABÉNS, QUE DEUS AS ABENÇÕE!!!!!


¹Extraido da Wiki.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores