terça-feira, 5 de maio de 2009

A JORNADA

O filme "A Jornada", distribuido pela COMEV Vídeos, é um excelente filme cristão que conta a estória de Russell Carlisle, um personagem que é professor em um seminário bíblico na segunda metade do século XIX e que faz uma jornada para o futuro, pelos menos 100 anos depois de sua época.

Apesar de sabermos científicamente de que é impossível uma jornada como essa, o filme nos cativa por nos fazer imaginar como seria interessante fazer uma biagem assim.

A Jornada é motivada por um livro escrito pelo professor Carlisle, que precisa da aprovação unânime do Conselho do seminário para ser publicado. Um dos professores questiona um texto do livro onde o autor (prof. Carlisle), ensina a moral sem mencionar o Senhor Jesus como aquele que exige de nós um padrão moral elevado.

O companheiro de cátedra de Carlisle, diz que, se nós não ensinarmos que é o Senhor Jesus quem exige de nós obediência aos princípios e valores da sua Palavra, as pessoas acharão que é a sua própria moral que importa.

Por causa do impasse, o professor que faz a crítica (que já havia feito uma viagem ao futuro), convence o professor Carlisle a fazer a viagem inacreditável, e ele vai.

Chegando ao futuro ele se depara com situações insólitas e verifica que o mundo de 100 anos depois está depravado tanto quanto os dias de Noé e de Sodoma e Gomorra, porque a sociedade desconhece quem é o Senhor Jesus, vive a moral cristã, mas sem conhecer o autor dos princípios cristãos.

O que o professor Carlisle encontra é uma sociedade que proibe o ensino sobre Deus e a religião nas escolas públicas, onde uma professora que ensina valores cristãos aos seus alunos pode perder o emprego. A nação que ele encontra agora (Os EUA do final dos anos 2000), não é mais construida sobre os princípios bíblicos estabelecidos por seus ancestrais. Não se pode mais estudar a Bíblia nas escolas públicas, não se pode sequer orar nessas escolas desde a decisão da Suprema Corte em 1962, porque a sociedade em sua maioria vive sem Cristo e sem a sua Palavra. As pessoas confiam em sua própria bondade para obter a Salvação.

A Industria da diversão e do entretenimento está a serviço do seu mentor, Satanáz, que descensibiliza as pessoas através da exibição de crimes, violência e sexo, sendo que tudo isso faz com que a sociedade aceite essas coisas como se fora normal, porque ao ouvir o tempo todo, nada disso causa "choque" nas pessoas.

A industria cinematográfica começou nos anos 30 e havia na época um conselho de censura que exigia moral, mas dissociada do nome de Jesus. Por um tempo as pessoas viveram nessa moral, mas depois, com o passar do tempo, começaram a estabelecer a sua própria moral, pois não tinham uma autoridade a quem respeitassem, já que haviam titado Jesus de Cena.

O professor viajante no futuro fica chocado com tudo o que vê e se penitencia por tudo que ensinou no passado e que tem enorme influência no presente em que ele se encontra agora.

Em uma bela cena o professor Carlisle, fala em uma igreja e usa o texto base de I Timóteo 3: 1-5, onde Paulo avisa a Igreja sobre os últimos dias. Ele diz que falhou junto ao Senhor e sente-se culpado por ter achado que poderia ensinar a sociedade através dos ensinamentos do Senhor, sem o Senhor dos ensinamentos.

Deus que é o Senhor de todas as coisas tem sido eliminado da sociedade, das escolas, das academias, do governo, das instituições. Tem sido atacado nas artes, nas ciências, nas diversões e nos entretenimentos. Através das maravilhosas invenções e da tecnologia, que deveria ser usada para a disseminação dos princípios divinos e a exaltação do Senhor como o Deus soberano, o Diabo tem ditado o comportamento das pessoas e influênciado pensamentos e idéias pecaminosas em suas mentes. De modo que Jesus cristo, seus ensinos, o que ele foi, o que ele fez e o que ele é, se perdeu.

Satanáz não se opõe à boa moral, ele se opõe ao Senhor Jesus Cristo. Um homem pode ter uma boa moral a vida toda, morrer, e ir para o inferno.

Infelizmente o nosso mundo está repleto de pecados, o Senhor não é temido, a moral substituiu Cristo, os ensinamentos são liberais, as famílias estão se desfazendo, não há autoridade nem respeito. O mundo vive sem Jesus, enquanto a igreja parece estar cheia de crentes que não seguem o Senhor em quem dizem acreditar.

Se houvesse possibilidades de fazermos uma viagem para o futuro, seria bom pra vermos que tipo de influência deixamos para os nossos descendentes, que tipo de sociedade ajudamos a formatar, que tipo de cidadãos as pessoas se tornaram por nossa causa e que tipo de cristãos foram formados por nossa culpa.

QUE DEUS NOS PERDÕE!!!!

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores