Pular para o conteúdo principal

A JORNADA

O filme "A Jornada", distribuido pela COMEV Vídeos, é um excelente filme cristão que conta a estória de Russell Carlisle, um personagem que é professor em um seminário bíblico na segunda metade do século XIX e que faz uma jornada para o futuro, pelos menos 100 anos depois de sua época.

Apesar de sabermos científicamente de que é impossível uma jornada como essa, o filme nos cativa por nos fazer imaginar como seria interessante fazer uma biagem assim.

A Jornada é motivada por um livro escrito pelo professor Carlisle, que precisa da aprovação unânime do Conselho do seminário para ser publicado. Um dos professores questiona um texto do livro onde o autor (prof. Carlisle), ensina a moral sem mencionar o Senhor Jesus como aquele que exige de nós um padrão moral elevado.

O companheiro de cátedra de Carlisle, diz que, se nós não ensinarmos que é o Senhor Jesus quem exige de nós obediência aos princípios e valores da sua Palavra, as pessoas acharão que é a sua própria moral que importa.

Por causa do impasse, o professor que faz a crítica (que já havia feito uma viagem ao futuro), convence o professor Carlisle a fazer a viagem inacreditável, e ele vai.

Chegando ao futuro ele se depara com situações insólitas e verifica que o mundo de 100 anos depois está depravado tanto quanto os dias de Noé e de Sodoma e Gomorra, porque a sociedade desconhece quem é o Senhor Jesus, vive a moral cristã, mas sem conhecer o autor dos princípios cristãos.

O que o professor Carlisle encontra é uma sociedade que proibe o ensino sobre Deus e a religião nas escolas públicas, onde uma professora que ensina valores cristãos aos seus alunos pode perder o emprego. A nação que ele encontra agora (Os EUA do final dos anos 2000), não é mais construida sobre os princípios bíblicos estabelecidos por seus ancestrais. Não se pode mais estudar a Bíblia nas escolas públicas, não se pode sequer orar nessas escolas desde a decisão da Suprema Corte em 1962, porque a sociedade em sua maioria vive sem Cristo e sem a sua Palavra. As pessoas confiam em sua própria bondade para obter a Salvação.

A Industria da diversão e do entretenimento está a serviço do seu mentor, Satanáz, que descensibiliza as pessoas através da exibição de crimes, violência e sexo, sendo que tudo isso faz com que a sociedade aceite essas coisas como se fora normal, porque ao ouvir o tempo todo, nada disso causa "choque" nas pessoas.

A industria cinematográfica começou nos anos 30 e havia na época um conselho de censura que exigia moral, mas dissociada do nome de Jesus. Por um tempo as pessoas viveram nessa moral, mas depois, com o passar do tempo, começaram a estabelecer a sua própria moral, pois não tinham uma autoridade a quem respeitassem, já que haviam titado Jesus de Cena.

O professor viajante no futuro fica chocado com tudo o que vê e se penitencia por tudo que ensinou no passado e que tem enorme influência no presente em que ele se encontra agora.

Em uma bela cena o professor Carlisle, fala em uma igreja e usa o texto base de I Timóteo 3: 1-5, onde Paulo avisa a Igreja sobre os últimos dias. Ele diz que falhou junto ao Senhor e sente-se culpado por ter achado que poderia ensinar a sociedade através dos ensinamentos do Senhor, sem o Senhor dos ensinamentos.

Deus que é o Senhor de todas as coisas tem sido eliminado da sociedade, das escolas, das academias, do governo, das instituições. Tem sido atacado nas artes, nas ciências, nas diversões e nos entretenimentos. Através das maravilhosas invenções e da tecnologia, que deveria ser usada para a disseminação dos princípios divinos e a exaltação do Senhor como o Deus soberano, o Diabo tem ditado o comportamento das pessoas e influênciado pensamentos e idéias pecaminosas em suas mentes. De modo que Jesus cristo, seus ensinos, o que ele foi, o que ele fez e o que ele é, se perdeu.

Satanáz não se opõe à boa moral, ele se opõe ao Senhor Jesus Cristo. Um homem pode ter uma boa moral a vida toda, morrer, e ir para o inferno.

Infelizmente o nosso mundo está repleto de pecados, o Senhor não é temido, a moral substituiu Cristo, os ensinamentos são liberais, as famílias estão se desfazendo, não há autoridade nem respeito. O mundo vive sem Jesus, enquanto a igreja parece estar cheia de crentes que não seguem o Senhor em quem dizem acreditar.

Se houvesse possibilidades de fazermos uma viagem para o futuro, seria bom pra vermos que tipo de influência deixamos para os nossos descendentes, que tipo de sociedade ajudamos a formatar, que tipo de cidadãos as pessoas se tornaram por nossa causa e que tipo de cristãos foram formados por nossa culpa.

QUE DEUS NOS PERDÕE!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…