quarta-feira, 20 de maio de 2009
COMO POSSO LEVAR A MINHA IGREJA A UMA MUDANÇA POSITIVA?
A questão da mudança de postura de uma igreja é algo que sempre produz tensão. Em um mundo que passa por mudanças constantes, de forma acelerada, falar de mudanças em uma igreja produz muita resistência, mas, mudar, às vezes é preciso.
Como pastores, temos que levar as nossas igrejas a mudança, não uma mudança doutrinária, não! Como Igreja Reformada, sempre se reformando, a mudança não passa pelas questões doutrinárias. Estamos propondo uma mudança de postura em áreas não essenciais, mas que essencialmente precisam de mudança. Vejamos algumas sugestões sobre como promover mudança: ensine o seu povo a mudar, espere pelo momento certo e ame o projeto de mudança.
Ensine seu povo a mudar.
Em primeiro lugar, qualquer mudança em nossas posturas, devem estar subordinadas a Escritura. Isso faz com que o púlpito continue sendo a mais poderosa ferramenta para mudar uma igreja. A pregação expositiva regular das Escrituras é a forma como o Deus-Espírito normalmente trabalha nos corações humanos.
Pastores orem para que através de sua pregação, Deus ensine a igreja, como ela precisa mudar. É incrível como muitas vezes nós pastores queremos corrigir problemas antes que tenhamos tempo para entender os problemas!
Muitos pastores tentam forçar mudanças na igreja, quando eles deveriam tentar informar a igreja. Irmãos, nós devemos alimentar as ovelhas confiadas aos nossos cuidados, e não sobrepujá-las, portanto, ensine-as.
Mesmo que a mudança que você vislumbrou seja certa, ainda existe a questão de saber se o tempo é certo. O fato de ser uma mudança certa, não é uma autorização para uma ação imediata, o que nos leva segundo ponto.
Espere pelo momento certo.
Somos ensinados a valorizar as diferentes experiências, compreender como cada um pode enriquecer o outro.
Nós pastores precisamos definir um modelo diferente em nossas igrejas. Temos de ensinar as pessoas que esse compromisso é bom, que irá ajudar nos nossos casamentos e nas nossas famílias, nossas amizades e nossa fé, nossa igreja e nosso bairro. É à luz destes compromissos de longo prazo (não pensar em termos de meses, mas de décadas) que nós podemos ajudar nossas igrejas encontrar seu rumo e suas prioridades.
Um pastor poderá ajudar a sua congregação nas mudanças necessárias, não através de sua firme personalidade, mas sim através da sua fidelidade e de anos de paciente ensino. Mudanças não aconteceram este ano, poderão vir no próximo ano, ou nos próximos dez anos.
Para esse fim, é preciso escolher sabiamente as suas prioridades. É preciso ter muito cuidado, priorizando as mudanças mais necessárias em relação a outra. Que mudanças são mais necessárias agora? O que podemos esperar de melhor? Os pastores precisam aprender a pensar em longo prazo.
Um longo pastorado na igreja pode ajudar bastante. Pastores que mudam de igreja a cada dois ou três anos, não realizam nada. Esse tempo de dois ou três anos, o pastor apenas começa a conhecer a igreja. Geralmente, quanto mais tempo um pastor fica numa igreja, melhor será para o desenvolvimento do ministério, trazendo inúmeros benefícios para todos.
A chave para uma mudança saudável é o pastor ficar na igreja durante tempo suficiente para ensinar a congregação. Se você não planeja ficar, então deve ter cuidado antes de iniciar a próxima coisa que vai ter de interromper. Se assim for, a igreja ficará magoada com o pastor que está saindo e desconfiada do que está chegando.
Ame o projeto de mudança.
Para ficar por muito tempo, é preciso amar. Você precisa amar o Senhor, e você tem de amar as pessoas que ele confiou a você pastor.
Clemente de Roma disse, "Jesus Cristo pertence aos humildes de coração, e não àqueles que se exaltam acima do seu rebanho."
Amar o povo que Deus lhe confiou, pregar a Palavra de Deus de modo expositivo, esperar o momento certo de promover as mudanças necessárias, e ensinar o povo confiado a você de que as mudanças são importantes para o crescimento da igreja, é o compromisso do pastor aprovado. Que Deus lhe ajude a ser um obreiro aprovado!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Minhas postagens anteriores
-
Por Rev. João d'Eça O texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás" O que será que as Es...
-
Por Rev. João d'Eça “...há amigo mais chegado do que um irmão” – Prov. 18: 24b “… Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Cai...
-
Por Rev. João d'Eça João do Vale , nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei ...
-
Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um b...
-
Introdução: Hoje veremos os Salmos 42 e 43 como se fora um só Salmo. Os Salmos falam pra alma. São poesias que descrevem, o que vai na ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário