segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A "PONTE DE COMANDO" DA NOSSA VIDA.


Por
Rev. João d'Eça


"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Proverbios 4: 23).


A ponte de Comando é o lugar do navio (geralmente submarino), onde o Capitão controla todo o navio, principalmente aquilo que acontece no exterior da nave. Dali o comandante consegue observar com precisão tudo o que acontece no exterior e consegue agir de modo que não seja, de modo nenhum prejudicado pelo que está acontecendo lá fora.

A Ponte de Comando do homem é o seu coração, assim como está em Proverbios, "Guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida", o nosso coração deve está bem guardado contra as influências do nosso exterior, pois, a vida interior, espiritual, deve sobrepor-se à vida exterior, dos relacionamentos e contatos.

Se o coração estiver contaminado, a vida exterior, será o reflexo do que vai no coração. Jesus Cristo disse: "...porque a boca fala do que está cheio o coração" (Mateus 12: 34). Conforme o texto de Provérbios que encabeça este escrito, devemos estar na Ponte de Comando do nosso coração, pois ele é uma nascente de onde brotam energia e força, que não sucumbem às tentativas externas de destruição, mas pelo contrário, essas forças são derrotadas.

O coração deve ser protegido das influências externas e deve desenvolver-se de modo que possa ter a sua capacidade de dar ordem à vida do indivíduo. Cada cristão deve tomar com firmeza a decisão de guardar o coração. A integridade, a justiça, a honra, a obediência e a submissão à Deus, devem ser as qualidades que devemos preservar com toda a força do nosso ser.

Para terminar, quero fazer uma citação de Paulo, apóstolo, em Romanos 12: 2: "...e não vos conformeis com este século (exterior), mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradavel e perfeitas vontade de Deus". Aqui o apóstolo Paulo usa duas palavras muito significativas (Metamorfose e Amoldar-se), uma diz que devemos nos transformar, assim como ocorre com a repugnante Lagarta que se transforma numa linda borboleta. Depois ele diz que não devemos nos amoldar aos moldes mundanos, ou seja, não transigir dos nossos valores e principios para obtermos lucro.

Guarda o teu coração, que a tua vida interior domine o exterior.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores