quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O PODER "DANOSO" DA IMPRENSA.






Por




Rev. João d'Eça


A Imprensa é assim, um caminho sombrio.

A imprensa tem um poder extraordinário, pode elevar e abater, pode transformar uma mentira em verdade e uma verdade em mentira, pode fazer dum inocente culpado e pode fazer do culpado, inocente. A impensa é assim.

Quando unida à política, a imprensa tende a se tornar perniciosa, maligna, destrutiva e prejudicial para a sociedade. O jogo da informação é deveras intrigante e nesse jogo, a sociedade tem de optar de que lado está, se do lado dos que manipulam a informação ou do lado dos que falam a verdade (pelo menos numa porcentagem muito maior).

No meu Estado, o Maranhão, ainda estamos sob a influência de alguns coronéis oligarcas, que tem como objetivo principal, usufruir das riquezas e potencialidades do Estado em beneficío próprio, não estão preocupados com o desenvolvimento ou não da nossa sociedade, mas sim, com o quanto vão obter de lucro, plantando informações falsas, distorcidas, mentirosas e manipuladas.

Esta semana aconteceu uma chacina trágica, sem precedentes, onde quatro "loucos infelizes", sendo dois menores, mataram oito membros de uma só família para roubar um Mil e poucos reais e em 12 horas a Polícia do Maranhão prendeu os assassinos e desvendou o crime.

Até ai tudo bem, a Polícia está fazendo o seu papel e por sinal, fazendo bem feito. O que não pode é um "Sistema Mentira" querer culpar o Governo do Estado por ocorrências desse tipo, estampando manchetes como: "E agora Jackson?" ou os locutores da "Radio Mentira", insistentemente tentarem passar para a população que o Sistema de Segurança do Estado é culpado de tragédias como essa, onde pessoas desprovidas de sentimento humano, de compaixão e de amor (por si proprios e pelos outros), resolvem, estimulados por drogas lícitas e ilícitas matar pessoas inocentes pra roubar. Quem é culpado disso? A não ser os próprios assassinos?

Ouvindo a "Rádio Mentira" quarta-feira pela manhã enquanto dirigia até uma reunião, ouvi um ouvinte indagar do apresentador do programa, como ele poderia atribuir culpa ao Governo do Estado nesse horrendo episódio? A resposta do apresentador foi não deixar o ouvinte argumentar, e irritado, mandou o operador tirá-lo do ar, numa falta de respeito para com o ouvinte, somente visto nas rádios do "Sistema Mentira".

Esse é o tipo de imprensa que presta um desserviço à sociedade. Quando começam a falar mentiras de que no Estado do Maranhão, não existe Segurança Pública, eles estimulam os bandidos a virem pra cá cometer delitos e prejudicar a população. Ainda bem que a Polícia do Maranhão está agindo, predendo e matando bandidos que tentam assaltos a bancos e outras práticas delituosas, foi o que aconteceu na semana passada, quando a polícia matou dois bandidos que estavam assaltando uma agência bancária no interior.

O delegado geral disse em entrevista que "se um bandido der um tiro na polícia, vai levar vinte tiros de volta". É assim que a polícia deve agir, reprimindo o banditismo, fazendo com que os bandidos pensem duas vezes antes de virem cometer crimes no Maranhão, apesar de o "Sistema Mentira" dizer que eles podem vir.

Se o Governo do Estado tem culpa nesse caso, então a "Branca" tem culpa da morte de 42 meninos que foram emasculados, nos vários assaltos a banco, na morte do delegado pelo crime organizado e em vários outros crimes ocorridos durante o seu "des-governo".

A imprensa tem de usar a sua força e o seu poder para informar com verdade, para dizer aos criminosos que a Segurança Pública está alerta, que bandidos que vierem para o Maranhão terão a força da Polícia Militar e civil contra suas más intenções e que não vale à pena ser criminoso no Estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores