quinta-feira, 6 de setembro de 2007

SÃO LUÍS, 395 ANOS DE VIDA.


Por
Rev. João d'Eça
No dia 08 de Setembro de 1612, os franceses fundam o forte de são Luís, em homenagem ao rei francês Luís XIII, que mais tarde dará origem à cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão. O comandante francês, era Daniel de La Touche, que tinha como título, senhor de La Ravardiere. Mais tarde os franceses foram expulsos da cidade pelos portugueses, e nunca mais voltaram.
Em 1997, São Luís torna-se Patrimônio Cultural da Humanidade, devido a cultura e as belezas arquitetônicas e naturais que existem por aqui. São Luís já foi decantada em verso e prosa, músicas já foram compostas para exaltar a secularidade desta cidade apaixonante. São Luís é assim, cheia de contrastes, de uma história magnifíca e cheia de inspiração.
São Luís já foi palco da pregação de Padre Antônio Vieira, das poesias de Gonçalves Dias, das músicas de João do Vale e de tantos outros que por aqui passaram ou foram embora, mas que com certeza, são machucados pela saudade.
No link do site da Prefeitura de São Luís, http://www.saoluis.ma.gov.br/hino.aspx, você poderá acessar o hino da cidade composto pelo poeta Bandeira Tribuzi, com belas imagens da cidade.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores