sexta-feira, 17 de agosto de 2007

E O PRESIDENTE "VIAJANDO NA MAIONESE"


Por
Rev. João d'Eça
O nosso presidente Lula da Silva continua falando como se estivesse com algum problema de ordem anti-acadêmica, anti-intelectual. Alguns dias atrás o Sr. Lula da Silva, em discruso na Paraiba (veja reprodução na íntegra neste blog), disse que os que estudam uma língua estrangeira e falam lá fora a língua universal (inglês), são, nas palavras do presidente, "metidos à besta". Rui Barbosa contorceu-se no túmulo.
Agora ele nos brinda com outra de suas "pérolas". Primeiro, ele e o governador Sérgio Cabral do Rio de Janeiro, foram novamente vaiados em uma solenidade e partiram pra briga. Comentando sobre os que criticam o programa "Bolsa Família", o presidente comparou esse seu programa ridículo, com o programa de Bolsas pra estudantes que querem fazer doutorado em universidades estrangeiras.
Sr. presidente Lula da Silva, a comparação é simplesmente sem propósito. O "Bolsa Família" é um programa eleitoreiro, paliativo, de compra de votos, não resolve o problema e vicia a população pobre que o recebe. Se o dinheiro fosse usado na promoção da Educação, Saúde e Segurança (Dever Constitucional do Estado), ou mesmo se fosse aplicado em infra-estrutura para as regiões mais pobres do Brasil, à médio e longo prazo, surtiria um efeito muito melhor, de desenvolvimento e crescimento. Enquanto o povo receber essa "esmola" do Governo Federal, esse povo sofrido continuará na miséria ainda por longo tempo, até que apareça alguém que realmente queira ajudá-los de verdade.
O programa de Bolsas de Estudos, pelo contrário, em que pese o valor das Bolsas, traz muito mais para o Brasil do que o "Bolsa Família". Um bolsista estudando no exterior é muito mais vantajoso em termos de dividendos para o país do que a distribuição de 1 milhão de Bolsas Famílias. A médio e longo prazo, esses profissionais que vão se especializar lá fora, trazem tecnologias que ajudarão o país a se tornar um país de primeiro mundo, que é o que todos esperamos.
Portanto Sr. presidente Lula da Silva, esse tipo de comentário e de comparação é um despropósito e um desserviço para o país. Cuide dos pobres, ajude-nos a sair da pobreza e da miséria, mas não nos dando esmola e sim, providenciando para nós e para os nossos filhos, Educação, Saúde e Segurança, para que nós mesmos ajudemos o Brasil a crescer e se tornar uma grande Nação, respeitada pelo seu povo bem tratado e que a cada dia se desenvolve através do conhecimento e da aplicação desse conhecimento em benefício de todos.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores