quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

A EDUCAÇÃO RELIGIOSA E SUAS IMPLICAÇÕES (Parte I).

Por

Rev. João d'Eça

Em nossas igrejas utilizamos a Educação Religiosa nas várias faixas de idade para atigirmos o seu objetivo. Por esta razão toda a família participa da vida da Igreja. Quando a família chega ao templo, cada um vai para os seus lugares, pais, jovens, adolescentes e crianças.

Começemos a analisar o trabalho desses grupos, começando pelas crianças.

Às vezes pensamos que não temos nada a ver com isso, que esse é o trabalho das professoras que lá estão. O que oferecemos hoje em dia para as crianças, com raras excessões, é algo deplorável. Na maioria das vezes a preocupação é bem maior com os adultos, outras vezes com os jovens, talvêz pela complexidade de se lidar com adultos, jovens e crianças em conjunto.

Os adultos possuem responsabilidades na sociedade, que lhes saão confiadasa, os jovens enfrentam crises, dúvidas e rebeldias. Eles precisam de apoio, por causa da responsabilidade, que muitas vezes são maiores do que aguentam. Se os jovens não receberem a sua base na igreja, ela estará falhando em sua missão de agência do Reino de Deus.

As crainças serão no futuro, o que somos hoje com relação a elas. Se temos dado atenção às crianças na Igreja, elas serão futuros líderes que também darão atenção às crianças, mas se nós negligênciamos as crianças hoje, elas também negligenciarão as de sua geração. Esse conceito é bíblico, pois na Escritura está escrito: "ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho, jamais se desviará dele" (Prov. 22: 6).

O trabalho com as crianças não é fácil, precisamos prever o que vai acontecer no futuro e preparar-nos com ante cedência para não sermos surpreendidos. Isso demanda tempo, paciência, inteligência e visão.

O que fazer então?

Primeiro precisamos de Amor para com as crianças, sem amor nada se constroi, nada se faz. Temos que enxergá-las como Jesus as via, não como potenciais membros de igreja somente, mas como verdadeiros discípulos do Senhor, atuantes e transformadores, como modelos de cristãos.

Temos inúmeras oportunidades com as crianças, afinal, semanalmente podemos ensiná-las as virtudes da Palavra de Deus na EBD, ampliar seus horizontes e, plantando a semente do evangelho redentor em suas vidas de uma vez pra sempre, promover nelas o crescimento com qualidade e santidade.

A Igreja que possui um departamente Infantil bem estruturado, tem a oportunidade de preparar as crianças, dando-lhes alimento sólido e delicioso. Se a igreja falhar nessa tarefa de alimentar os pequeninos, a rua, a escola, colegas, Tv e outros, se encarregarão de preencher a lacuna deixada pela igreja, causando um enorme prejuizo na vida dos infantes.

Se a crainaça não receber o que a igreja tem de melhor a lhes oferecer, elas aprenderão o que o mundo tem a lhes dar, e sabemos, será o que há de pior. Se não lhes damos boa música, com conteúdo e com qualidade, elas entrarão em contato com o lixo "musical" oferecido hoje em qualquer lugar que se vá. A música tem o poder de alcançar os corações de modo mais rápido e intenso na vida infantil. As influências são perniciosas e trágicas. Eu presenciei uma menina de 4 anos, ouvindo no carro da família, junto com outras coleguinhas, um "lixo", cantado por um grupo de moças chamado "Rouge", que é um "mantra" para atrair espíritos imundos, durante mais de 15 minutos, repetidas vezes, no som do carro. Fiquei pensando em que tipo de influência esta criança sofrerá durante o seu desenvolvimento, que consequências a família sofrerá por não discernir essa perniciosa influência na vida da sua garotinha?

A criança é atraida por música, mas é importante escolher músicas adequadas para elas. Temos um enorme desafio pela frente, que é o de produzir músicas de qualidade para o mundo infantil não só para as nossas igrejas, mas também, para todas as outras crianças, para salgar suas vidas com o Santo Evangelho, através da boa música, expressando-se as verdades eternas através de uma linguagem musical simples e infantil.

(Continua...)

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores