segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

JESUS A ALEGRIA DO MUNDO


“JESUS A ALEGRIA DO MUNDO”[1]
By
João d’Eça


O evangelista Lucas é o mais detalhista dos evangelistas. Talvez pelo fato de ele ter sido um historiador, ele apresenta a história de Jesus Cristo vindo ao mundo com riquezas de detalhes.

O evangelho escrito por ele é também a mais detalhada descrição de alegria, assim como disseram os anjos aos pastores: “Eis que vos trago novas de grande alegria, que o será para todo o povo...”. (Lc. 2.10). O anuncio de alegria por causa do nascimento de um rebento, foi também dado a Zacarias e Isabel, quando do nascimento de João, o batista. O anjo disse a Zacarias: “... Isabel, tuia mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento...” (Lc. 1.13-17).

O nascimento de uma criança é sempre acompanhado de prazer e alegria. A mensagem angelical do Senhor para os pais de João, foi uma promessa de que as pessoas se regozijariam com o nascimento dele, porque João viria a ser o precursor dos caminhos do Senhor Jesus Cristo. O povo iria se alegrar com o anuncio olhando nos olhos do mensageiro que foi destinado a anunciar a vi9nda o Messias e Rei de Israel.

Boas Novas de grande alegria

Quando Jesus Cristo nasceu, naquele dia especial, no momento estabelecido por Deus na eternidade, o Messias prometido veio do céu através do poder do Espírito Santo, nascendo de uma virgem. Os anjos anunciaram ser essa boa notícia, uma novidade esperada, que causaria grande alegria para todo povo de Israel (Lc. 2.10).
Os humildes pastores no campo, que levavam o rebanho para pastar, ouviram aquela mensagem diretamente do coro celestial que dizia: Alegrem-se todas as pessoas do mundo, o Senhor chegou! Deixe a terra receber seu rei; Deixe todo coração preparar seu quarto. Alegrem-se! O Rei chegou, e com esta criança a plenitude da alegria nasceu no coração de todos os que crêem.

Alegrem-se

A alegria veio ao mundo na pessoa daquela criança ungida de Deus, o Salvador como uma criança para crescer como homem e morrer a morte substitutiva para a redenção do pecador. Diante das circunstâncias de perseguição e sofrimento que sofreram os discipulos na caminhada cristã, a mensagem de Jesus permaneceu a mesma: “Alegrem-se”!! A Sagrada Escritura diz, que os crentes iriam sofrer perseguições, injúrias e injustiças por causa do nome de Jesus Cristo, mas mesmo assim a mensagem é: Alegrem-se! (Lc. 6.22-23).

A mensagem de alegria que a Escritura passa para nós, é que apesar dos sofrimentos, dores e tristezas que os crentes passam nesta vida por causa de Jesus Cristo, nada disso se compara com as glórias que nós já temos no céu. Quando sofremos por causa de Cristo, é a prova de que de fato, somos propriedade dele.

Passaremos pouco tempo neste mundo, apenas um curto espaço de tempo. Nenhum sofrimento poderá nos separar das glórias celestes que nos aguardam, preparadas com amor por nosso Senhor Jesus Cristo (João 14.1-3).  Não podemos permitir que as tristezas nos derrotem, que os sofrimentos nos abatam. Já estamos com Cristo no céu, nossa salvação está firmada nele, por isso alegremo-nos e nos regozijemos.

O texto de Romanos 8. 33-39 nos garante que nada neste mundo nem no porvir pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Nada, absolutamente nada! E vamos viver, cantar e desfrutar de Deus com os salvos para sempre.




[1]Jesus Alegrias dos Homens” é uma obra musical do compositor Johann Sebastian Bach, aqui usamos o termo Jesus Alegria do Mundo.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores