sábado, 8 de dezembro de 2018

SOBRE VASOS E XÍCARAS RACHADAS

By

João d'Eça




Os vasos e as xicaras são utensílios para uso, que devem estar em perfeito estado de conservação, pois se estiverem rachados perdem a sua utilidade, não servirão mais para o fim para o qual foram criados. Um vaso rachado é como uma cisterna rota cujos vazamentos não retém as águas de bênçãos. As xicaras rachadas também não servem mais para o fim original proposto. Tente tomar chá ou café em uma xícara rachada. Não é possível. A rachadura tira a beleza, produz vazamento e dar um aspecto de desleixo e falta de confiança na segurança do utensilio.
           
            No livro de Jó 31.1 o texto diz: “Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?” Jó em sua defesa contra os seus acusadores diz aqui que manteve a sua pureza ética e moral, não se deixando seduzir pelos encantos de uma jovem, porque os seus olhos estavam fixados no seu Redentor. Jó diz que se afastou da impureza, e não permitia que seus olhos se desviassem para o que poderia lhe conduzir à queda, pois preferia manter-se puro desde o seu olhar e não trazer opróbrio ao seu SENHOR.

Um ministro do evangelho que cai em pecados sexuais traz sobre si o opróbrio, a desconfiança, a indignidade e se torna repreensível, quando a Escritura diz que o ministro deve ser irrepreensível. São como vasos e xicaras rachadas, não servem para o uso.

A lista de fatores que desqualificam os ministros do evangelho é muito grande, e inclui incredulidade, um estilo de vida carnal, problemas morais, registros criminais, uma história de violência, etc. Em I Tm. 3.2-7, Paulo lista as qualificações necessárias para o exercício do ministério pastoral. O primeiro requisito é que o ministro seja “irrepreensível” (v, 2), e o último (v, 7), que tenha “bom testemunho dos de fora”. Consequentemente os requisitos para o exercício do ministério, exige que o candidato esteja acima de qualquer repreensão. A não observância de quaisquer desses requisitos, o desqualifica para a função.

A conduta matrimonial do ministro deve ser sem nenhuma mácula, isso é o que Paulo diz a Timóteo quando diz que ele deve ser “irrepreensível”. Sendo o ministro alvo de reprovação da sociedade e da comunidade cristã em sua vida conjugal, estará ele, consequentemente, desqualificado para o exercício do ministério.

A infidelidade conjugal sempre foi uma conduta condenada na Sagrada Escritura, tanto é que os judeus a consideravam desprezível e esse mesmo princípio passou para o cristianismo. Veja os textos (Êx 20.14; Mt 5.27,28). No Novo Testamento, o novo casamento após o divórcio e a infidelidade conjugal, desqualifica um homem para o ministério pastoral, quando esse é praticado no decorrer da vida cristã, esse é o meu entendimento da instrução bíblica. Entendo que a construção Paulina, “homem de uma só mulher”, se enquandra o que estou dizendo. Portanto, os que se enquadram nesses casos, estão desqualificados para o exercício do ministério pastoral.

Cremos no perdão de Deus após a confissão de pecados e nossa oração é para que Deus perdõe os envolvidos nessa situação. Mas uma coisa é o perdão, outra coisa diferente é a qualificação para o exrcício do sagrado Ministério. Acredito, como diz a Bíblia, que “Deus não leva em conta o tempo da ignorância” (At 17.30), se o pecado praticado foi antes da conversão. Porém, se o adultério ocorreu após a conversão, o pecador arrependido recebe perdão, mas o ministro se torna desqualificado para o minsitério.

Os provérbios dizem que o o que adultera traz para si infâmia e apróbrio. Leiamos o que diz o texto: “O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é aque pratica tal coisa. Achará açoites e infâmia, e o seu opróbrio nunca se aparagará”. (Pv. 6.32, 33).

Estou persuadido pela Bíblia que esta interpretação é a correta, os que quiserem contraditar, fiquem à vontade, mas se assim o fizerem, usem a Escritura. Minha convicção é a de que o divórcio e a infidelidade conjugal tornam o homem desqualificado para o ministério pastoral, presbiterato e diaconato.

Assim como vasos e xícaras rachados são impróprios para o uso, assim também um homem manchado pelo pecado da infidelidade conjugal ou divórcio trivial, também estão inabilitados para o exercício do sagrado ministério.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores