Pular para o conteúdo principal

DOZE MANDAMENTOS DO VIVER CRISTÃO

By
 
Rev. João d'Eça



 
 
 
 
 
DOZE MANDAMENTOS DO VIVER CRISTÃO

Introdução:

A vida cristã não é fácil de ser vivida, pois no nosso dia-a-dia enfrentamos muitos desafios que nos afastam da comunhão com o Senhor e com os irmãos.

Os crentes que deram um valioso testemunho de sua vida com Deus e do seu envolvimento com o reino, o fizeram depois de criar e cultivar disciplinas espirituais em seu dia-a-dia, que os levaram a manter uma comunhão mais próxima de Deus.

Abaixo damos doze mandamentos do viver cristão, que ajudará você a ter uma vida de maior comunhão com Deus e com a igreja, e que redundará em bênçãos para você e para o ministério que Deus lhe chamou a executar, seja você um pastor, presbítero, diácono ou qualquer outro irmão ou irmã na igreja.


1 – ORAÇÃO CONSTANTE – Não deixe de orar um dia sequer. A oração é o alimento da alma. Assim como temos necessidade diária de alimento, assim também temos necessidade de alimentara nossa alma com oração. A oração pode até ser breve, mas deverá ser fervorosa e verdadeira. Diga a Deus o que vai em tua alma, e creia firmemente que ele te ouve e te responderá.

II – LEIA A BÍBLIA DIARIAMENTE – Mesmo que seja somente uns poucos versículos. Não custa nada ler uma porção da Bíblia diariamente. Muitas pessoas assinam jornais e revistas pelos quais pagam muito dinheiro e esperam ansiosamente pela sua chegada. Além do mais a leitura da Sagrada Escritura é de muito proveito para todas as áreas da vida.

III – SUBLINHE A SUA BÍBLIA – Faça marcações segundo o seu gosto, segundo a tua criatividade. Marque ou sublinhe as passagens da Bíblia que mais te impressionam, assim elas serão mais facilmente encontradas quando surgir uma necessidade.

IV – NÃO DEIXE DE FREQUENTAR OS CULTOS – Os cultos públicos são um despertador contínuo da nossa espiritualidade. Aqueles qaue abandonam os cultos, são como aqueles que tendo fome, se negam a se alimentar em um banquete generoso de um amigo.

V – LEIA MUITOS LIVROS – Você deve fazer um esforço para adquirir boa literatura e estudar as principais doutrinas bíblicas e os clássicos da literatura mundial. O conhecimento é muito importante para qualquer atividade, e o será muito mais para qualquer ministério.

VI – ASSINE O JORNAL DA TUA DENOMINAÇÃO – Nós gostamos de receber notícias novas, assim como as pessoas gostam que lhes demos boas e novas notícias sobre os campos missionários, sobre como vai a igreja e sobre outras notícias importantes.

VII – EVITA AS MÁS COMPANHIAS – A Escritura já nos ensina que “as más conversações corrompem os bons costumes” (I Co. 15.33). Não seja hipócrita ao falar, nem tampouco permita que piadas sujas saiam da tua boca.

VIII – NÃO TE DEIXES IRRITAR – Em questões religiosas não transpareça que você está irritado, mantenha o controle pois isso é bíblico. Tome cuidado para que você não seja antipático e nem que a causa que você defende o seja. Respeite e seja respeitado.

IX – DÊ GRAÇAS A DEUS EM TUDO – Não faças aquilo pelo qual não podes dar graças a Deus, isso não é bom. No caso de dúvida se podes ou não fazer algo que não saberá se podes ou não dar graças a Deus, é melhor não fazer.

X –VIVA BEM COM A TUA FAMÍLIA -  A virtude de um crente é provada por sua vida em família e nas relações ordinárias da vida. Um tirano em família, não poderá jamais ser um bom crente.

XI – NÃO VÁ PELOS EXEMPLOS DOS OUTROS – Siga o exemplo de Cristo. Ninguém mais além de Jesus pode ser o nosso exemplo. Somente em Jesus Cristo e no seu Evangelho é que podemos nos mirar.

XII – NÃO MURMURE – Deus não tolera o murmúrio. No N.T. há um capítulo inteiro, dedicado a orientar-nos a sermos murmuradores. Aquele que murmura não ama e aquele que não ama não está na luz, mas em trevas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…