domingo, 26 de abril de 2015

JESUS CRISTO, SUA NATUREZA HUMANA E O ESPÍRITO SANTO.

A natureza humana de Jesus Cristo, nosso Senhor, e as suas relações com o Espírito Santo, terceira Pessoa da trindade, são relações semelhantes com as que cada crente tem com o Santo Espírito.

Jesus Cristo, como homem foi gerado pelo poder do Espírito Santo, conforme lemos no evangelho, quando do anúncio do anjo à virgem Maria: “Respondeu o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.”  (Lc. 1.35).

Os crentes também são gerados pelo Espírito Santo, e é pelo mesmo Espírito que os crentes são “feitos participantes da natureza divina”. Jesus no diálogo com Nicodemos diz: “... Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.

Assim como o Espírito Santo conduzia Jesus pelos caminhos da Palestina e assim como ele “foi levado pelo Espírito ao deserto”. Os crentes também são guiados pelo Espírito: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm. 8.14).

Jesus Cristo como homem, pregava pelo poder do Espírito Santo. O evangelista Lucas, conta-nos um episódio da vida de Jesus em Nazaré da Galiléia, quando este “entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler” (...) “ Lhe deram o livro do profeta Isaias, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos e apregoar o ano aceitável do Senhor”. (Lc. 4. 16-19).

Os crentes que pregam o verdadeiro Evangelho, que expõe a Palavra de Deus com amor e sinceridade, o fazem também pelo poder do Espírito Santo. Todo servo fiel de Deus pode dizer como Paulo: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder”. (I Co. 2.4).

Conclusão:


         Em tudo Jesus Cristo é o nosso modelo. Nele temos os mais variados tesouros de sabedoria e de conhecimento. Assim como Jesus Cristo, quando do seu ministério terreno foi guiado pelo Espirito Santo, assim os crentes também o são. Nada se pode fazer em termo de trabalho para o Reino de Deus, a não ser pelo poder e pela obra do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores