sexta-feira, 1 de junho de 2012

NOTAS DIÁRIAS DA BÍBLIA - DEUS, JUSTO E JUSTIFICADOR (Rm. 3: 1-18).

O mundo inteiro está numa condição de culpados diante de Deus. A sentença de condenação já foi proferida e lavrada. Todos estão sob o juízo de Deus.

O apóstolo Paulo nos mostra que pela lei não há esperança para o pecador (v, 20). A lei dá ao pecador somente o conhecimento do seu pecado e nada mais, mas não tem condições de salvá-lo do seu pecado.

A justificação do pecador é recebida por obra de Deus, e o pecador a recebe somente pela fé no Senhor Jesus Cristo (vv, 21, 22). A graça por meio de Cristo é oferecida a todos os pecadores,mas é eficaz aos eleitos, somente aos que haverão de crer (Isaias 61.10) "Cobriu-me do manto de Justiça", como a melhor roupa que foi oferecida ao filho pródigo quando do retorno a casa paterna.

Através do sacrifício substitutivo de Cristo, o pecador é justificado, isto é, considerado justo e perdoado de toda dívida, justificados pela graça, por um ato gratuito e soberano de Deus, v, 24.

São justificados pelo sangue, 5.9, mediante a redenção efetuada por Jesus Cristo a quem Deus propôs como propiciatório (hilasterion), do qual o pecador ao aproximar-se obtem misericórdia (Heb. 4. 16).
Deus justo e Salvador, Isaias 45:21.

2 comentários:

Unknown disse...

somos justificados mediante a graça então por obras, mas pelo que Jesus realizou e realiza ate agora!

Unknown disse...

Somos justificados mediante agraça e não por obras , mas pelo amor demonstrado na cruz, onde Jesus fez a maior prova de amor!!!

Minhas postagens anteriores