quinta-feira, 10 de maio de 2012

NOTAS DIÁRIAS DA BÍBLIA - JULGAMENTO DE ACORDO COM A VERDADE (Rm. 2: 1-16)

João Calvino ensinou nas Institutas que o homem para conhecer a Deus, tem de se auto-conhecer. Os calvinistas que elaboraram os famosos 5 pontos do calvinismo, estabeleceram no primeiro ponto que "O homem é depravado totalmente".

O homem está sempre tentando se justificar, não aceita a sua condição de pecador e acha que de algum modo é bom, não admite que os seus méritos nada valem diante do Deus Santo. O homem tenta de todos os modos esconder-se ou refugiar-se na mentira, contra o juízo de Deus. Os judeus do tempo de Cristo eram especialmente inclinados a isso. Eles achavam que o fato de terem sido circuncidados dava vantagem sobre as outras pessoas e era um meio de escapar ao juizo.

Paulo vem e discute o assunto (vv, 25-29). Eles condenavam o pecado das outras pessoas, mas eles mesmos eram culpados daquilo que eles condenavam nos outros (v, 3).

Ele haviam sido alvos da bondade de Deus (v, 4), mas se mostraram contumazes. Deus não faz acepção de pessoas (v, 11), os quais Deus julgará segundo a sua verdade clara nas Escrituras, e dará a cada um o que for devido.

Os judeus eram orgulhosos por causa da lei (v, 17), e esperavam ser salvos por meio da Lei, mas deviam saber que pela Lei ninguém é justificado.

A justificação do pecador só é possível mediante Jesus Cristo, nosso sacrifício na cruz, ele pagou o nosso pecado e nos redimiu da nossa culpa, abrindo o acesso ao Pai, por meio do Espírito Santo.

O pecador, se chamado por meio do evangelho, deve dar ouvidos a voz do Senhor que chama, à semelhança de um pastor que chama às suas ovelhas ao redil. "Quem é de Deus ouve a Palavra de Deus" (João 8: 47).

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores