segunda-feira, 3 de outubro de 2011

JUSTIÇA IMPUTADA SEM AUXÍLIO DE OBRAS

Salmo 32
1 Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto.
2 Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade e em cujo espírito não há dolo.
3 Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.
4 Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.
5 Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.
6 Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão.
7 Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento.
8 Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.
9 Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem.
10 Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá.
11 Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração.

 Sabemos de Romanos 4:6-8, que Davi descreve neste Salmo a bem-aventurança do homem a quem Deus atribui justiça sem obras. Ele previu que Deus justificaria o ímpio (Rm. 4:5), quando este cresse em Jesus. Refere-se a uma benção quadrupla, que são:

1 - A transgreção perdoada. A quebra da lei de Deus perdoada através da Graça;
2 - O pecado coberto. O pecado que se comete através da carne, é agora expiado, apagado pelo poder do sangue remidor de Jesus Cristo, nosso Salvador;
3 - O pecado agora é totalmente perdoado e a iniquidade do pecador, uma vez perdoado, remido e lavado pelo sangue de Cristo, não lhe é mais imputado. Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus (Rm. 8: 33);
4 - Arrancada da alma toda malícia pelo sacrifício remidor de Cristo, agora a alma regozija-se na remissão dos pecados. E como resultado da ãção de Deus, o pecador agora remido, tem no Senhor o seu esconderijo (v, 7).

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores