sexta-feira, 23 de setembro de 2011

UMA REUNIÃO DE ORAÇÃO QUE DUROU 100 ANOS

FATO: A Comunidade Morávia de Herrnhut na Saxônia, em 12 de maio de 1727, iniciou uma “vigília de oração” que continuou sem parar por mais de cem anos.

FATO: Em 1791, 65 anos após o início dessa vigília de oração, a pequena comunidade Morávia tinha enviado 300 missionários até os confins da terra.

Será que existe alguma relação entre esses dois fatos? É a intercessão fervorosa um componente básico na evangelização mundial? A resposta a ambas as perguntas é certamente um incondicional "sim".

A evangelização heróica do século XVIII dos Morávios não recebeu a atenção e o impulso que mereceu. Mas ainda menos do que anunciava suas façanhas missionárias, foi a reunião de oração de cem anos que sustentou o fogo do evangelismo.

Durante seus primeiros cinco anos de existência do assentamento Herrnhut mostrou poucos sinais de poder espiritual. No início de 1727 a comunidade de cerca de 300 pessoas foi destruída por discórdias e brigas.

Zinzendorf e outros, no entanto, concordaram em orar e trabalhar pelo avivamento. Em 12 de maio o avivamento veio. Os cristãos foram iluminadas com uma nova vida e poder, as dissensões desapareceram e os incrédulos foram convertidos.

Olhando para trás, para esse dia e para os quatro meses gloriosos que se seguiram, Zinzendorf recordou mais tarde: "O lugar inteiro representava verdadeiramente uma habitação visível de Deus entre os homens."

Um espírito de oração foi imediatamente evidente na comunhão e continuou durante todo esse "verão de ouro de 1727," como os morávios passaram a designar o período. Em 27 de agosto do mesmo ano, 24 homens e 24 mulheres concordaram em passar uma hora a cada dia em oração programada.

Alguns outros se alistaram na "intercessão de hora em hora."

"Por mais de cem anos os membros da Igreja Morávia compartilharam esse momento de oração de ‘hora em hora.’ Em casa e no exterior, em terra e em mar, este relógio de oração subiu incessantemente ao Senhor", declarou o historiador A.J Lewis.

The Memorial Days of the Renewed Cbhurch of the Brethren publicado em 1822, 95 anos após a decisão de iniciar a vigília de oração, curiosamente descreve o movimento em uma frase: "O pensamento atingiu alguns irmãos e irmãs que eles separaram algumas horas com o propósito de orarem de modo que em todas as estações do ano pode ser lembrado de sua excelência e eles seriam induzidos pelas promessas anexadas à fervente oração e o perseverante derramar de seus corações diante do Senhor."

A revista ainda cita a tipologia do Velho Testamento, como garantia para a vigília de oração: "O fogo arderá continuamente sobre o altar, não se apagará.” (Levítico 6:13), assim uma congregação é um templo do Deus vivo, onde ele tem o fogo no seu altar, a intercessão de seus santos deve incessantemente subir até ele.

Esta vigília de oração foi instituída por uma comunidade de crentes cuja média de idade era provavelmente, cerca de trinta anos. O conde Zinzendorf tinha 27.

A vigília de oração por Zinzendorf e a comunidade dos Morávios sensibilizou-os para a missão inédita de alcançar outros para Cristo. Seis meses após o início da oração, os Morávios aceitaram o desafio da ousada evangelização, visando as Índias Ocidentais, a Groenlândia, a Turquia e Lapônia. Alguns eram céticos, mas Zinzendorf persistiu. Vinte e seis morávios se adiantaram e no dia seguinte se apresentaram como voluntários para missões mundiais, onde o Senhor os chamou a ir.

As façanhas que se seguiram, são certamente numeradas entre os momentos altos da história cristã. Nada intimidou Zinzendorf e seus arautos, servos de Cristo. Nem prisão, naufrágio, perseguição, ridicularização, peste, miséria, e nem ameaças de morte. Um seu hino reflete sua convicção:

Embaixador de Cristo,

Sabeis o caminho que dever ir?

Ela leva para dentro das mandíbulas da morte,

É cheia de espinhos e dor.

Historiadores da Igreja olham para o século XVIII e maravilham-se com o Grande Despertar da Inglaterra e da América, varreram centenas de milhares no Reino de Deus. John Wesley figurou em grande parte nesse movimento e muita atenção foi dada a ele. Através deles o curso da história foi alterado.

Uma pergunta que deve ser feita por parte dos cristãos do século XX: Devemos também orar por missões? No caso da evangelização mundial, especificamente para atingir aqueles que, nas palavras de Zinzendorf, "aqueles a quem ninguém se importa."

by Leslie K. Tarr

6 comentários:

Lucas Bezerra Leal disse...

Que essa mesma atitude nos alcance nesses dias tão tenebrosos.
Parabéns pela excelente postagem!

Luciana disse...

Muito edificante!

Kleberpias.7 disse...

Por que não acontece isso nos dias atuais?

Kleberpias.7 disse...

Por que isso não acontece nos dias atuais?

Diego Cabral disse...

É dobrar os joelhos e só começar.

Anônimo disse...

MOVIMENTO DE ORAÇÃO 24HORAS ESTA TOMANDO O MUNDO!! IHOP- KANSAS

Minhas postagens anteriores