Pular para o conteúdo principal

NEGAR-SE A SI MESMO - (Mateus 16: 21-28)

Introdução

Na semana passada vimos nesta passagem como algumas observações feitas por um dos discípulos levaram Jesus a falar sobre a natureza do verdadeiro discipulado.

Jesus disse aos seus discípulos que Ele iria enfrentar provações dolorosas em Jerusalém, dizendo que seria condenado à morte, e iria ressuscitar dos mortos ao terceiro dia.

Daí Pedro repreendeu a Jesus dizendo que isso não deveria acontecer. Devido à sua falta de compreensão, Pedro não percebeu o que estava dizendo. Jesus sabia que era necessário passar pelo sofrimento para alcançar a nossa salvação.

Discípulo de Cristo é a pessoa que vive para a Sua glória, que vive para fazer a Sua vontade, e que tem o desejo de refletir a Cristo no seu pensamento, palavras e ações.

Depois de domingo passado pedi que vocês irmãos fossem pra casa e pensassem o que significa ser discípulo de Cristo, o que significa negar-se ao si mesmo.

Uma vez que este é o primeiro passo no discipulado, é preciso ter isso bem definido na nossa mente.

Este primeiro passo no discipulado, auto-negação. Não existe servir a Cristo sem NEGAR-SE A SI MESMO. Comportando-se como Ele se comportou e desejando que ele desejava .

Fácil ou não, a auto-negação é o primeiro passo: não há como fugir disto. Renunciar a si mesmo de modo que você possa se concentrar em glorificar a Deus com a sua vida, é o que é exigido de nós todos.

Jesus negou-se a si mesmo. Diz a Escritura que ele deixou a sua glória no céu para vir a este mundo sofrer a nossa dor e pagar os nossos pecados. Ele, mesmo sendo Deus, glorificado no céu, preocupou-se conosco, simples seres humanos, um grão de poeira no meio do universo tão vasto.

O exemplo de nosso Salvador nos mostra que qualquer outro interesse de nossa parte, que não seja glorificá-lo com a nossa vida, deve tornar-se secundário.

Isso não significa que nós nunca devemos fazer o que nos agradar, mas que nós não somos guiados apenas por aquilo que nos agrada. Isso foi o que Jesus fez, porque essa era a única maneira que poderíamos ser salvos.

Eu não sei, se vocês fizeram algum progresso real em matéria de negar-se a si mesmo, como você pensou sobre isso na semana passada.

TOME A SUA CRUZ!!

Essa é a figura usada por Jesus. Tome a sua cruz. "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga- Me".

Jesus Cristo usou a figura da cruz que ele iria enfrentar, para que quando acontecesse, os seus discípulos tivessem uma visão clara do que ele queria.

Essa cruz representa o que ele tinha que fazer para nos salvar. Essa cruz representa a ira que Ele iria suportar em nosso lugar. A cruz é o símbolo do sacrifício de Cristo em favor da liberdade do seu povo. Quando vemos uma cruz lembramos o sacrifício de nosso Salvador.

Pedro pensava que Jesus poderia fazer o bem necessário, evitando a cruz, isto é, evitando o sacrifício que era exigido pela cruz. Jesus compara a nossa responsabilidade como Seus seguidores, com o que foi exigido dele para ganhar a nossa redenção.

O QUE VOCÊ PENSA QUE É SEGUIR A CRISTO?

Poucas pessoas possuem a visão certa do que significa seguir a Cristo.

Mas se você por em prática o ensinamento de Jesus em sua vida, você saberá o impacto que isso causará sobre a sua família.

Irmãos, todos nós vivemos por alguma coisa, algo que nos influencia e nos leva a tomar as decisões que tomamos. Seria maravilhoso se o nosso verdadeiro amor por Cristo fosse o motivador da nossa vida!

Ser discípulo de Cristo, portanto, começa com um compromisso com a auto- negação.

Deixar o nosso egoísmo, os nossos sonhos mesquinhos e carnais. É para isso que Jesus nos chama a ser. Eu não posso servir a mim mesmo e aos outros ao mesmo tempo. Isto é impossível.

Eu não posso levar a minha cruz sem pagar nenhum preço.

Minha cruz é uma cruz de gratidão. Porque Cristo me ama e o seu amor demonstrado na sua morte de cruz por mim, minha resposta deve ser a de amar o meu próximo em seu nome.

Tudo isso está implícito quando Jesus diz que eu devo tomar a minha cruz e segui-Lo. Eu só posso segui-lo se eu andar no caminho que Ele andou.

Quando abrimos o nosso coração para Cristo, nós assumimos a responsabilidade de honrar esse nome. E nós o honramos não apenas por nos afastar do mal, mas também pela prática de uma vida santa.

VOCÊ REPRESENTA O SEU CRISTO.

Você percebe que, para muitas pessoas neste mundo, você é o único "Cristo" que ela vai encontrar?

-Se nós estamos executando corretamente o nosso dever de viver como Cristo viveu, essas pessoas terão uma boa idéia do maravilhoso Salvador que Deus deu ao mundo.

-Se não estivermos cumprindo com o nosso dever: “NEGAR-SE A SE MESMO E CARREGAR A SUA CRUZ” como Jesus ensinou, então, POR TUA CAUSA, essas pessoas vão formar uma opinião errada do Salvador e do evangelho.

Não existe tal coisa como seguir a Jesus sem carregar a cruz. Para ser discípulo de Cristo, é exigido que você carregue a sua cruz. Ela exige esse padrão em nossa vida. Eu diria que todo verdadeiro cristão nascido de novo está fazendo exatamente isso , de uma forma ou de outra. O problema é que a maioria de nós não compreende a profundidade desse dever de viver para Cristo.

O ponto é que nós precisamos entender que nossas vidas são um reflexo de nosso Salvador. Ao invés de nos contentar com um testemunho medíocre, porque não trabalhamos com a ajuda de Deus para dar um testemunho extraordinário.

Jesus nos ensina que podemos ganhar o mundo inteiro e não termos nada. Ou seja, você pode viver de acordo com os desejos da carne e ganhar tudo o que este sistema caído tem para oferecer. No final, porém, você não terá nada de verdadeiro valor e ainda terá perdido sua alma. Não importa quão grande está o teu tesouro terrena, nunca será suficiente para resgatar sua alma.

Aplicação

Em primeiro lugar, eu espero que você leve a sério a exortação de Jesus a respeito dessa vida abnegada. Este passo não é apenas benéfica para nós, é realmente obrigatório se de fato, nasceu de novo.

Quando você tiver oportunidade, escolha fazer o bem para o próximo. Lembre-se o que Jesus fez por você.

Em segundo lugar, você deve olhar para Jesus. Você vai sempre encontrar nele um exemplo inspirador e informativo. Assim é com a questão da auto-negação. Você certamente vai lutar com suas preocupações, mas esse é precisamente o tempo para mudar seus olhos em direção ao Salvador e lembrar do seu belo exemplo.

Em terceiro lugar, note que essa passagem é um lembrete de que a nossa maneira de viver influencia na forma como os outros veêm o nosso Salvador.

-Nós podemos fazer um grande dano à imagem de Cristo. Alegando ser Seus seguidores, mas vivendo diferente do que ele quer de nós.

Em quarto e último, lembre-se que Jesus tratou essa questão relacionado a como perder ou ganhar a vida.

-Não é fácil viver neste mundo sem ser influenciado por ele. Lembre-se que está em jogo, o destino final da sua alma.

Finalmente, Não perca o que Cristo conquistou pra você. Pelo contrário, empenhe-se para viver a vida em Cristo e por Cristo.

Sirva-o procurando torná-lo conhecido de outros, através da sua conduta e compaixão, você irá experimentar a verdadeira vida, Jesus promete. Você vai viver uma vida que conduz à felicidade no mundo vindouro.

Sermão pregado na noite de domingo 03 de julho, pelo Rev. João d'Eça na IPB Betsaida.

Comentários

Evangelista Alencar disse…
Muito Bom.....
Anônimo disse…
OTIMO QUE BOM SERIA SE TODOS TIVESSEM A OPORTUNIDADE DE VER ESTE ESTUDO!! MUITO BOM
Rafael Brasil disse…
Jesus é amor. Devemos amar como Ele nos amou. Excelente estudo. Maranata .

Postagens mais visitadas deste blog

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…