Pular para o conteúdo principal

SAGRADA ESCRITURA, AUTORIDADE INQUESTIONÁVEL

A mensagem do Novo Testamento e o seu contexto.

Desde Jesus, seus discipulos e Paulo, bem como os que vieram após a era apostólica, pregaram a mensagem evangélica com base nas escrituras do Antigo Testamento, por exemplo (ver João 5:39, Atos 2:22-28, Atos 17:1-3).

Recentes ataques contra a autoridade das Escrituras.
A autoridade das Escrituras era quase que universalmente aceita até meados do século 18, quando o movimento da alta Crítica começou ... O ataque à autoridade das Escrituras começou naquele momento.

A correta abordagem
a) A Nossa leitura da Escritura deve ser vista como um todo.
O mais importante é começar com a Bíblia toda, e em seguida considerar os detalhes à luz do todo, e não na ordem inversa.

b) Sem fé é impossível agradar a Deus.
A Palavra de Deus, em última análise, quando se fala de autoridade das Escrituras é uma questão de fé e não de argumentação.

c) A verdade deve ser afirmada
A autoridade das Escrituras não é uma questão a ser defendida como em um tribunal, não, ele deve ser afirmada e pronto.

d) Toda a Bíblia é a Palavra de Deus
Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento, são uma só e a verdadeira Palavra de Deus. Nosso Senhor fala claramente aceitando as Escrituras do Antigo Testamento.

A singularidade das Escrituras
A unidade da Escritura ... é algo que simplesmente não pode ser explicado exceto nestes termos, que as Escrituras são a Palavra de Deus do começo ao fim ...

As próprias Escrituras reivindicam essa autoridade
Frases como "O Senhor disse: 'são usados 3.808 vezes no Antigo Testamento.

O Ensino claro de Jesus Cristo.

Jesus disse: "... a Escritura não pode falhar ..." João 10:35

O Novo Testamento testifica do Antigo
O apóstolo Pedro escreveu: "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo " 2 Pedro 1:20-21.

A autoridade dos Apóstolos
Um apóstolo ... havia sido chamado e escolhido especialmente para ser apóstolo pelo próprio Senhor.

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão."
(Mat. 24:35).

"Eu não vim para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras,
tem quem o julgue: a palavra que tenho pregado,
a mesma o julgará no último dia. "
(João 12:47-48).

Extraido de Martin Lloyd Jones

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…