segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

QUANDO JESUS NASCEU?


Introdução


Que Jesus viveu, agora é incontestável. A prova de Jesus - como pessoa histórica – cujas fontes não têm nada a ver com o cristianismo ou com a Bíblia, por exemplo, Flávio Josefo, um historiador judeu faz os registros da época romana, por exemplo, por Tácito.

A data de nascimento histórica e precisa de Jesus, pode ser determinada com certa precisão, com base nos relatos de gente que nada tem a ver com religião, mas com História. Analisando alguns acontecimentos históricos é possível precisar o ano aproximado do nascimento de Jesus, vejamos:

(1) Herdodes, o Grande

"Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, eis que vieram uns Magos do Oriente a Jerusalém [...] Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: “Do Egito chamei o meu filho” [Oséias 11,1]. (Mateus 2:1; 13-15).

Através destas referências bíblicas, podemos ver que o rei Herodes, o Grande, queria matar o menino. Herodes¹ na verdade não era o nome de uma pessoa, mas sim, o nome de uma família. Pertencia a todas a todas as gerações da casa ou dinastia dos Herodes. Seu nome era Antípater e ele era Sumo-Sacerdote (Idumeu), que usurpou o trono e mais tarde veio a ser Herodes o Grande (Flávio Josefo, Antiguidades 1:3).

José, Maria e seu filho (Jesus) fugiram de Herodes para o Egito e não retornaram até que ele morreu. Em seu lugar, seu filho Arquelau governou na Judéia (Mateus 2).

Ao mesmo tempo, sabemos que Jesus, quando tinha 12 anos, estava no Templo de Jerusalém ensinando os mestres (Lucas 2), e os seus pais o procuraram desesperados, pensando que ele havia se perdido. Esse rei Herodes era um homem maléfico. Quando soube pelos Magos que havia nascido o rei dos judeus, mandou eliminar através dum massacre, as crianças inocentes de dois anos para baixo de toda aquela região, na intenção de matar o menino Jesus. Herodes o Grande viveu 37-4 a. C. , Assim, Jesus deve ter nascido antes do ano 4 a. C.

(2) O Censo

Uma outra indicação histórica importante para determinar a data do nascimento, é o relato bíblico do censo realizado na região.

"Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do imério para recencear-se. Este o primeiro recenceamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, afim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida". (Lucas 2:1-5).

O relato fornece alguns antecedentes históricos específicos, mas até esta data é controversa. Em primeiro lugar, a estimativa é pouco antes da morte de Herodes o Grande, porque em Lc 2,2 refere-se ao fato (recenceamento) ocorrido, e, portanto, em conjunto com esses fatos históricos o nascimento pode ser datado em 8 ou 7 anos a. C.

Muitos estudiosos datam o nascimento de Jesus em cerca do ano 6 a. C. Lucas e Flávio Josefo, dão as datas a partir de estimativas diferentes, porém, Lucas é mais preciso, completo e detalhado. Em consonância com a conhecida história do Natal e os seus indícios históricos, significa para mim que Jesus nasceu durante a primeira estimativa, ou seja, entre 8 ou 7 a. C.

(3) "A Estrela de Belém"

Muitos astrônomos supõem que essa estrela poderia ter sido o "Cometa de Halley". Mais tarde, percebeu-se que não poderia ter sido esse cometa, pois ele apareceu no ano 12 a. C. Outros astrônomos dizem que os planetas, Júpiter e Saturno estavam nessa época próximos entre si (como uma estrela muito brilhante) na constelação de Peixes. Se os astrônomos de agora fossem como os astrônomos de então, que eram cientistas e m[isticos, que misturavam astronomia científica com a astrologia mística, como fizeram os três Reis Magos, a explicação é a seguinte: Júpiter era a estrela do “deus” supremo babilônico “Marduk”. A segunda estrela mais brilhante era Saturno, correspondente ao “Kajmanu” babilônico, uma estrela cadente, que tem sido associada apenas ao rei de Israel. Estes três diferentes especificidades foram interpretadas pelos três reis magos, astronomicamente e astrologicamente, deixando claro que, em Israel, um rei nasceria, e eles quiseram homenageá-lo.

O astrônomo Johannes Kepler datou através de seus cálculos, essa “constelação de planetas no ano 7 a. C. E é exatamente a data aceita presentemente. Muitos outros detalhes estão gravados em documentos arqueológicos egípcios no Museu Britânico. Hoje a astronomia pode calcular as datas, coisa que no tempo da escrita cuneiforme não era possível. As três conjunções, 15 Março, 20 Julho e 12 De Novembro do ano 7 a.C. , levaram os três Magos até Belém onde encontraram, José, Maria e o recém-nascido Jesus. Essa data era certamente o ano 7 a. C.

Resumo:

- A primeira estimativa considera o tempo de vida de Herodes, sob Quirino, rei da Síria, em 8 ou 7 a. C.

- "A Estrela de Belém", como uma constelação de Júpiter e Saturno na constelação de Peixes no ano 7 a. C.

- A fuga da família de José, sob a perseguição de Herodes, para o Egito antes do ano 4 a. C. e seu retorno após a morte de Herodes o Grande após o ano 4 a. C.

Na análise dos fatos bíblicos e históricos cheguei à conclusão de que Jesus nasceu no ano 7 a. C. A Bíblia é para mim a Palavra de Deus e, portanto, necessariamente verdadeira, sem nenhuma sombra de dúvida. O contexto bíblico nos dá pistas historicamente valiosas que nos ajudam a interpretar a Bíblia não apenas históricamente, mas também a entender as verdades nela contida.



1 – Champlin, R.N. Enciclopedia de Bíblia, Teologia e Filosofia, Vol. 3, pg. 99

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores