
Por
Rev. João d'Eça
Eu creio em Deus, com toda força da minha alma, creio em Jesus Cristo, Seu filho encarnado, creio no Evangelho e creio na Bíblia Sagrada, como Palavra de Deus revelada aos homens.
Quanto a doutrina, sou adepto da Reforma do século XVI. Creio que a Confissão de Fé de Westminster e os Catecismos Maior e Breve, são fiéis à Biblia e são o sistema de doutrina da minha Igreja, a Igreja Presbiteriana do Brasil.
Conheço várias obras literárias da antiguidade e de épocas mais recentes, bem como as obras mais contemporâneas de vários autores que se propõem a ensinar o homem a viver bem consigo mesmo, com a natureza e com a sociedade.
Eu creio no Evangelho de Cristo e nos ensinos paulinos, como a mais perfeita obra religiosa e didática, capaz de redirecionar o ser humano de qualquer época da história, em qualquer cultura, a tomar o rumo da paz, da harmônia e do bem viver, da solidariedade, da espiritualidade e do amor. Creio que o evangelho é, como afirma Paulo, "poder de Deus para salvação de todo aquele que crer..." e que apesar da crítica feroz que os céticos lançam sobre Deus, Cristo e o Evangelho, não diminuem a sua eficácia e a sua origem divina.
Eu creio que o evangelho, por ser divino, é capaz de transformar uma vida inútil em vida com objetivos e propósitos, é capaz de mudar o homem mal em uma pessoa solidária e amável, transforma um indivíduo rancoroso em alguém cheio de esperança e de vida abundante.
Creio no evangelho porque sei que mesmo que sua origem não fosse divina, os seus valores e princípios são eternos. Esses valores e princípios são o que há de mais perfeito já produzido na Terra em todos os tempos, que esses valores e princípios, se seguidos e observados, são capazes de dar ao mundo aquilo que o ser humano busca por todos os meios sem conseguir encontrar: Harmonia e Equilíbrio entre os homens e com a natureza, ou seja, o EVANGELHO é a solução para resolver as mazelas, angústias, dúvidas e todos os problemas do homem e do universo.
Dizem que Deus não existe, que Jesus Cristo foi somente um homem sábio, que os escritos dos apóstolos são mera literatura. Para mim, nada disso significa coisa alguma, não importa. O que sei é que nada se compara ao Evangelho, eu o conheço. Todos os livros do mundo, todos os ensinos, todos os valores da humanidade em todos os tempos mesmo somados, não se comparam à excelência e à superioridade do Evangelho de Jesus Cristo.
Inigualável, incomparável, insuperável, esse é o Evangelho que creio e que por ele vivo. Esse é o Evangelho de Cristo, solução disponibilizada ao homem pecador vindo das mãos do Supremo Criador do universo, tudo isso, por AMOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário