sexta-feira, 28 de agosto de 2020

SÉRIE ESBOÇO DE SERMÃO # 4 - ENSINANDO À CRIANÇA O CAMINHO CERTO (Provérbios 22.6)

By

João d'Eça


Introdução:
            Todas as crianças precisam de cuidados especiais, são seres frágeis, carentes e dependentes. Os cuidados geralmente são dados pelos pais ou responsáveis diretos. Dentre os cuidados que as crianças precisam, o principal é:

Saúde - os cuidados com a saúde começam com os cuidados relacionados ao asseio, a uma alimentação saudável e balanceada. Para a criança crescer de modo saudável, além de limpeza e alimentação adequada, a criança precisa também de uma instrução adequada. O texto sagrado diz: “Ensina a criança...”. Esse requisito é de importância fundamental:
- Porque o ensino é para a vida;
- Porque é nossa responsabilidade, ensinar.

I - QUEM DEVE ENSINAR?

Essa é inicialmente uma responsabilidade dos pais – Cabe aos pais ensinarem os seus filhos, essa é uma responsabilidade inalienável. Para os pais, mais do que um direito, é um privilégio. Os pais precisam saber qual é a melhor maneira de criar os seus filhos, não somente criar por criar.

Criar implica ensinar, instruir e educar. Educar nos ditames dos princípios do cristianismo, no temor do Senhor, no conhecimento de suas leis sábias, justas e santas. Quem pode fazer isso?

Exclusivamente os pais – Hoje em dia ouvimos que a escola e a igreja tem a prerrogativa de ensinar, de dar a instrução e mostrar o caminho que a criança deve seguir, muito mais até que os próprios pais, mas isto não é certo! A responsabilidade é dos pais. A autoridade é dos pais. Ninguém tem mais autoridade do que os pais na criação dos filhos. Se os filhos não respeitam os seus pais, a quem respeitarão?

Os pais que não ensinam os seus filhos no devido tempo, que desobedecem as instruções da Escritura, não terão filhos obedientes e que os honram. O texto clama aos pais que ensinem os seus filhos no “caminho em que eles devem andar” e completa: “ainda quando forem velhos, jamais se desviarão dele”.

É triste vermos filhos de crentes já crescidos, mas que não sabem orar, não leêm a Bíblia, não se importam com o comportamento e não conhecem as Escrituras. Por que? Porque os seus pais nunca as ensinaram, ou perderam a oportunidade de fazer no tempo apropriado.

II – QUANDO DEVEM ENSINAR?

            As crianças devem ser ensinadas desde a mãos tenra idade. Dizem que os muçulmanos ensinam já nos primeiros dias de vida, recitando trechos do corão. Os comunistas ensinam as crianças e seus pais, para formarem uma nova geração de comunistas.

As crianças devem ser ensinadas o quanto antes:

Primeiro a se cuidarem sozinhos e obedecerem aos que devem ser obedecidos. Principalmente, os pais devem, por obrigação de pais, ensinarem os seus filhos a temer a Deus.

Em segundo lugar, os pais tem por obrigação, levar os seus filhos em sua companhia à Casa do Senhor, para que a criança seja ambientada com o lugar e com as outras pessoas, se acostume com os cânticos, com a presença das pessoas, a ficar quieta, sentada no seu lugar e atenta ao que está sendo ensinado. Com o passar do tempo, o convívio se tornará mais fácil e ela se acostumará ao convívio das outras crianças.

III – POR QUE ENSINAR AS CRIANÇAS?

            Por que a Escritura diz que ao ensinar o caminho a uma criança, “mesmo quando for velho, jamais se desviará dele”. Casos de filhos de crentes piedosos, que acabam se desviando do evangelho, são uma exceção. Quando os casos são investigados, descobre-se que uma dessas situações ocorreram:

1 – São filhos de pais negligentes, que apesar de serem cuidadosos em outros pontos, nesse ponto principal, “ensinar a criança no caminho em que deve andar”, foram negligentes;
2 – São filhos de pais fracos, que lhes fazem todos os gostos e não lhes impõem regras e limites. São pais que não se preocupam com o desenvolvimento da vida espiritual dos seus filhos;
3 – São filhos de pais falsos-crentes, que vivem uma vida dupla, que não dão exemplos de vida cristã a seus filhos. Resultado: filhos distanciados de Deus.

Conclusão:
            Grandes homens de Deus experimentaram uma vida distante do Senhor, mas lembrando-se das orações fervorosas de seus pais, especialmente à mesa e à cabeceira da cama, os fizeram retornar à vida com Deus, em dedicação e obediência.

Os efeitos do ensinamento cristão para a vida dos filhos são de valor eterno. Pode ser que um filho se afaste, mas a lembrança da fé e dos ensinamentos dos seus pais os farão retornar.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores