sexta-feira, 28 de junho de 2019

“TIMÓTEO, TRAGA-ME OS LIVROS”


“Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.” (II Tm. 4.13)


By

João d’Eça



Introdução:
            Estamos estudando todas as quintas-feiras na igreja, as cartas de Paulo a Timóteo e a Tito. Já terminamos a primeira carta a Timóteo e estamos ainda no primeiro capítulo da segunda carta. A segunda carta, dizem os especialistas foi a última carta que Paulo escreveu, sendo que naquele mesmo período de tempo ele foi executado pelas autoridades romanas.

O apóstolo Paulo “combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé”. Ele estava consciente de que a hora da sua morte já se aproximava e ele estava pronto para enfrenta-la, pois sabia que após a sua morte é que ele receberia das mãos do seu Senhor, “a coroa da justiça”.

O seu tempo já estava abreviado e a prisão em Roma seria a sua última morada. Do cárcere em Roma ele sairia para deixar rolar a sua cabeça aos pés do Imperador Nero. Apesar de aos olhos do Império ele era um derrotado, na verdade ele era um conquistador, e a sua cabeça rolando aos pés do tirano serviu para solapar os alicerces do trono dos césares.

Paz na Morte

            Paulo sentia grande paz apesar da sentença trágica de morte. A sua tranquilidade era inexplicável para os seus algozes. Uma coisa chama atenção: em meio a todo esse cenário, Paulo sentia falta de sua capa, seus livros e dos pergaminhos.

Aproximava-se o inverno e o frio intenso da cidade de Roma, ele escreve a Timóteo dizendo: “Apressa-te a vir antes do inverno.” (II Tm. 4.21). Antes ele pedido para ele trazer a capa que havia deixado na casa de Carpo. Estava preocupado com o frio que iria passar naquele cabouco romano.

Livros, um bom companheiro

Apesar da situação em que Paulo se encontrava, de pobreza, a ponto de não ter com que se cobrir durante o rigoroso inverno com neve em Roma, ele confortava a muitos, não só por meio de correspondências, mas também, por meio de aconselhamento e pregação do evangelho aos da guarda pretoriana que o vigiavam. “Todos os santos te saúdam, especialmente os da casa de César.” (Fl. 4.22).

Ao pedir que Timóteo não esquecesse de lhe trazer os livros e os pergaminhos, ele demonstrava preocupação com a leitura e o aprendizado.

Festo disse a Paulo: “Estás louco.... As muitas letras te fazem delirar” (At. 26.24). Paulo que havia sido educado aos pés de Gamaliel, chamado de “grande rabino”, também necessitava de livros e de pergaminhos, os quais levava consigo em suas viagens, mas que por alguma razão havia deixado em Trôade.

Um ministro do Evangelho sem livros é uma contradição. Sem livros o ministro aniquilará o seu ministério. Nasci e vivo no Maranhão, terra de poetas, de cronistas, de escritores de renome mundial, onde os livros fazem parte do dia a dia das pessoas. A ausência dos livros é tão sentida como a ausência de um bom amigo. Viajei por muitos lugares, e quando esquecia os meus livros, sempre buscava adquirir um desses companheiros inseparáveis nos aeroportos ou nas ruas das cidades por onde andei.

Que melhor companheiro na hora da enfermidade, deitado em um leito, que um livro? Paulo deve ter sentido uma dupla alegria, quando viu chegar o seu amigo Timóteo trazendo a capa, os livros e os pergaminhos.

A Bíblia, livro dos livros

A Bíblia é conforto em todo tempo, em todas as circunstâncias da vida. A Bíblia é a mais preciosa de todos os livros. Nunca, jamais, se permita esquecer da Bíblia e da sua leitura diária, bem como de bons livros. Nunca se esqueça da Bíblia, nem em Trôade, nem no Maranhão, em lugar nenhum, principalmente porque ela deve estar em teu coração. Assim como no filme O Livro de Eli que ao final ele a ditou de memória, assim também a Escritura deve fazer parte de nós e nós da Bíblia.

Conclusão:

            Paulo deixou a capa em Trôade, mas para se aquecer ele se revestiu de um manto que ofusca e que atrai. Deixando os seus livros, ele estudou na Palavra de Deus que estava em sua mente, na sua alma e no seu coração. Ele era “uma carta viva” de Deus para todos que buscam comunhão íntima com o Senhor.

Aplicação:

            Você é capaz de, esquecendo os seus livros ou a sua Bíblia, falar com desassombro sobre as maravilhas de Deus em Sua Santa Palavra, citando o endereço dos capítulos e versículos da Escritura sem pestanejar?

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores