Pular para o conteúdo principal

31 de outubro de 1517 - DIA DA REFORMA PROTESTANTE


Hoje é o Dia da Reforma... em 31 de outubro de 1517, às 5 horas da manhã, Martinho Lutero afixou na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, as suas 95 teses. Foi o dia que marcou o retorno da cristandade à Palavra de Deus... Até então a Igrejas Católica Romana vinha atolada em corrupção, desmandos e imoralidades... O monge agostiniano, estudante em Erfurt, insatisfeito com a vida depravada do clero, começou a pregar sobre mudanças e sobre um retorno às Escrituras Sagradas. Deus levantou príncipes e prelados para o ajudarem politicamente, já que esses príncipes e prelados estavam insatisfeitos com o poder romano, na pessoa do papa Leão X, que para pagar as suas despesas pessoais de extravagância, convocou João Tetzel para sair pela Alemanha cobrando indulgências, que nada mais eram do que títulos de propriedade do céu e perdão definitivo de pecados.

Tetzel tinha um ditado que dizia: "Assim que a moeda tilintar no fundo do baú, mais uma alma sai do purgatório e voa para o céu"..... Lutero combateu esse abuso e muitos outros mais, e por esta razão foi convocado a uma reunião em Worms para renegar os seus escritos.... ele com muita coragem e determinação disse: "Não posso e não devo ir contra a minha consciência, se vocês me provarem pela Escritura Sagrada que eu estou errado, eu renego cada coisa que escrevi..."

O imperador Carlos V, juntamente com o clero, planejaram mata-lo, mas ele foi sequestrado por seus amigos antes e levado para o castelo de Wartburg onde passou 10 meses traduzindo a Bíblia para a língua do povo alemão... Esse ato causou a ira da igreja romana, que viu ai sua hegemonia desaparecer e tentaram a todo custo matar Lutero, não conseguindo por causa da proteção que ele recebia dos príncipes e prelados alemães, que queriam se ver livre da opressão papal.

Lutero casou-se com Katerina von Bora e com ela teve filhos. Escreveu mais de 60 mil páginas e dentre essas, várias obras de cunho religioso abordando temas teológicos e políticos/sociais que consolidou a Reforma na Alemanha, em toda a Europa e se espalhou pelo mundo inteiro.

Essa data é a segunda mais importante da cristandade, ficando atrás somente das comemorações do Natal que celebra o nascimento de Jesus, a encarnação do Verbo Divino. O dia da Reforma celebra o retorno do cristianismo à Bíblia Sagrada, ao caminho da Verdade, à liberdade de consciência e a uma consciência cativa à Escritura Sagrada, Palavra de Deus.

A Reforma Protestante de 31 de outubro de 1517 reformou não só a igreja, mas também a doutrina, a liturgia, a fé, a educação, a política, trazendo desenvolvimento para o mundo. O mundo de hoje deve à Reforma do século XVI o seu desenvolvimento e a sua cultura. As nações mais poderosas da terra surgiram à partir da Reforma: Estados Unidos, Canadá, a Inglaterra se consolidou como nação protestante e a Reforma empurrou as nações católicas a descobrirem o Novo Mundo.

O legado trazido a nós pela Reforma Protestante deve ser celebrado com honra e respeito. Os cinco “solas” [somente] da Reforma deve também ser o nosso lema de vida:

- Sola Fide [somente a fé];
- Solo Christo [somente Jesus Cristo];
- Sola Scriptura [somente a Escritura Sagrada];
- Sola Gratia [somente a Graça]
- Soli Dei Gloria [somente a Deus toda glória]

Que Deus seja louvado por intervir na história, levantando o homem Lutero para ser seu instrumento de transformação e retorno à Verdade.


Comentários

Muito bom o seu blog, estive a percorre-lo li alguma coisa, porque espero voltar mais algumas vezes, deu para perceber a sua dedicação em partilhar o seu saber.
Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante.
E se gostar e desejar comente.
Que Deus vos abençõe e guarde.
Abraço.Peregrino E Servo.

Postagens mais visitadas deste blog

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…