quinta-feira, 5 de julho de 2012

NOTAS DIÁRIAS - CRISTO, O FIM DA LEI PARA JUSTIÇA - Rom. 10: 1-11

O interesse de Paulo pelo seu povo residia no fato de esperarem na justiça da lei, ao passo que Moisés, em quem confiavam, disse claramente que somente os praticantes da lei podiam viver por ela.

Paulo havia mostrado antes que ninguém guardaria a lei e por conseguinte a vida eterna não podia ser alcançada por esse meio. A lei é para ser observada ponto por ponto: transgredir um mandamento é transgredir a todos (Tg. 2:10). A maldição pairava sobre quantos não permanecessem em tudo quanto estava escrito no livro da lei (Gal. 3:10). O judeu, entretanto, sendo zeloso de Deus, procurava estabelecer sua própria justiça pela guarda da lei. Mas a lei apontava para Cristo. 

O alvo e propósito da lei era justamente dar conhecimento do pecado e, como pedagogo, levar até Cristo. Assim, Cristo era o fim da lei (o ponto visado por ela) para justificar o crente. 

Que todos O confessem como Senhor e no coração creiam que ele ressurgiu dos mortos. Assim serão salvos, porquanto a Pessoa (reconhecida como o Senhor) salva, e, o Verbo (palavra) dá a certeza disso.

2 comentários:

Faustino Junior disse...

Cumpre a Lei e viverás. Ninguém conseguiu. Então veio Cristo: viverás, mesmo que não cumpras a Lei. Essa é a grande Boa Nova. Vivemos o tempo todo a tensão de querer fazer o bem e nem sempre conseguimos, ou querer evitar o mal e idem. Jesus nos libertou dessa tensão. Vamos continuar tentando, mas, agora, livres. É assim que eu entendo.

Faustino Junior disse...

Antes era assim: Cumpre a Lei e viverás. Jesus veio e disse: Viverás, mesmo que não cumpras a Lei. A obediência passou a ser resposta e não requisito. Continuamos lutando contra a Queda, mas agora livres. É assim que eu entendo.

Minhas postagens anteriores