sábado, 17 de dezembro de 2011

O PODER DA REFORMA NA VIDA POLÍTICA

A Reforma Protestante do século XVI e XVII foi um movimento cuja influência certamente não se limitou à vida pessoal dos cristãos. Ele deixou marcas profundas na vida pública, incluindo a vida do Estado. Isto é especialmente verdadeiro nesse ramo da Reforma que recebeu seus impulsos da cidade de Genebra. A História é um testemunho constante deste fato.

Precisamos analisar apenas um ponto da atividade de Calvino nesta cidade. Embora ele nunca tenha assumido um cargo público lá, sua influência como um reformador foi fortemente sentida também na situação política. E essa influência não se limitou à Genebra, porque ele manteve relações intensas com outras protestantes, por exemplo, os huguenotes na França, a quem ele constantemente aconselhaou no que diz respeito às suas atividades políticas. O fato de que ele dedicou a sua obra mais importante, As Institutas da Religião Cristã, para Francisco I, rei da França, fala bem alto a este respeito.

De fato, neste trabalho Calvino enfatizou a importância da autoridade civil. Ele escreveu que "ninguém pode duvidar que a autoridade civil é, aos olhos de Deus, não somente sagrada e legítima, mas a mais sagrado, e de longe a mais honrosa de todas as atividades da vida mortal" (Inst. IV, XX, 4). Durante toda a sua vida Calvino lutou com os "fanáticos" anabatistas, que defendiam com paixão desenfreada que os cidadãos do Reino de Deus, não tem nada a ver com a autoridade civil, e que as leis e os tribunais eram supérfluos (Inst. IV, XX, 2).

Os descendentes espirituais do grande reformador seguiram seus passos. Eles não evitaram a arena política, como a história da Suíça, França, Holanda, Escócia, Inglaterra e da América do Norte nos séculos XVI e XVII prova. O historiador, Holandês A. A. van ScheIven, chamou este período, o florescimento do Calvinismo. Em geral pode-se dizer que o Calvinismo, muito mais do que o luteranismo, sempre esteve intimamente ligado à vida do Estado.

Ele não vem como uma surpresa, portanto, o Calvinismo sempre que floresceu, produziu não somente grandes teólogos, mas também grandes juristas. A título de exemplo podemos apontar o conhecido jurista alemão Johannes Althusius, que em 1586 se tornou professor de Direito na Universidade de Herborn, em Nassau, e que foi nomeado syndicus da cidade de Emden em 1604 - um posto que que ocupou até sua morte.



Nota: Tradução de um artigo de J. D. D.
Cujo título original é: The Power of the Reformation in political Life

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores