sexta-feira, 10 de abril de 2009

UM DIA SANTO, NÃO UM DIA BONITO - A PEDAGOGIA DE DEUS

O derramamento de sangue de uma vítima inocente, esta foi a pedagogia de Deus para a humanidade. Desde o início, Ele nos ensinou que todos os pecados apelam para o derramamento de sangue inocente. Ele mostrou isso com Adão e Eva no Jardim do Éden, tendo que derramar sangue inocente para lhes fazer vestimentas(Gênesis 3:21). Abel também trouxe das primícias do seu rebanho. Matou o animal e o ofereceu em holocausto(Gênesis 4:4). Derramar sangue seria punido com a morte(Gênesis 9:6).
Esta foi pedagogia de Deus para a nação de Israel. A visão que nos choca, quando vemos num vídeo a imolação de um animal, é uma visão que cada israelita foi exposto desde a infância. A pedagogia de Deus tem o seguinte esquema: Pecado-sangue-vida. O pecado só pode ser expiado pela morte de uma vida inocente. O sangue derramado de uma vítima inocente em substituição ao do pecador, produz o perdão de Deus.
É importante dizer que todos esses sacrifícios cruentos de animais, nunca realmente puderam perdoar os pecados em definitivo, pois tinham que voltar a cada ano para os oferecer. Deus perdoava os servos fiéis ... porém eles tinham de levar outra vítima. E outra. E outra (Hebreus 10:1-4, 11).
Então Deus diz a Israel através do profeta Isaias, que estes animais seriam substituidos por um sacrifício perfeito, de uma vítima perfeita providenciada pelo Senhor. Um homem que iria morrer por seu povo e trazer a paz definitiva e duradoura através da expiação (Isaías 52:13-53:12).
Este homem já veio. Jesus Cristo, Deus encarnado. Muitos ainda o rejeitam, mas muitos o recebem de bom grado como o Seu Salvador. Ele morre. Deus remove o Templo. Não existirá mais sacrifícios de animais. Para substituir o sacrifício de animais, o país exalta as tradições, as obras, os programas, os rituais. A realidade chegou, o Cristo já veio, o sacrifício cessou, mas os homens ainda tentam viver nas sombras.
É como uma criança que ignora toda a instrução de sua infância. O sangue é necessário para a expiação. O que devia ser oferecido, foi oferecido. Mas a lição não foi aprendida.
Querido leitor, imagine você assistindo a cena toda, como narrada no evangelho há 2000 anos atrás. Imagine que em vez de um animal sendo sacrificado, você vê a Jesus na noite da última ceia, na oração no jardim, em agonia, suando gotas de sangue, sendo preso, sendo injustiçado, submetido a torturas, sendo condenado, levando-o embora.
Imagine você tendo náuseas diante da cena, um aperto no seu estômago. Você o vê agora carregando a cruz pesada. Você deseja olhar para outro lugar. Quer ajudá-lo no seu sofrimento, quer gritar: "Pare! Não deixe isso acontecer com você! Pare! Isso é errado!"
Mas ele vai. Ele não reage. Ele sangra. Ele morre. Ele é sepultado.

Por que essa horrível morte? Por que sangue inocente deve ser derramado? Será que a instrução da Lei durante milênios não é suficiente?

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores