Pular para o conteúdo principal

500 ANOS DO NASCIMENTO DE CALVINO - A CONTRIBUIÇÃO REFORMADA PARA O SISTEMA EDUCACIONAL MUNDIAL.

Nesse ano de 2009 mais precisamente no dia 10 de Julho, a cristandade Reformada evangélica protestante, estará comemorando Os 500 anos de nascimento de João Calvino, reformador de Genebra (Suiça), uma das mentes mais brilhantes do mundo, com uma obra riquíssima em todos os aspectos. Ainda hoje se escreve livros aos milhares em todas as linguas ocidentais sobre a contribuição de João Calvino.
João Calvino contribuiu na área educacional, com seu incansável trabalho para implementar uma universidade em Genebra. Homem de formação invejável, desde a adolescência, Calvino já demonstrava um brilhantismo para os estudos. Aos 14 anos foi estudar em Paris e lá cursou filosofia e humanidades no Collége de Montaigu, ligado a universidade daquela cidade.
Sentindo-se atraido pelo humanismo (apreciação pela antiga cultura grego-romana), estudou com afinco latim e grego, teologia e os autores clássicos. Estudou também Direito. Converteu-se à fé evangélica protestante por volta de 1533, aos 24 anos.
Desde então dedicou-se ao estudo apronfundado e sistemático da Bíblia, publicando já em 1536, apenas 3 anos depois da sua conversão, a primeira edição da sua mais importante obra, As Institutas.
CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO
Calvino apresentou ao Conselho da cidade de Genebra, em 1536, um plano que incluia uma escola para crianças, com ensino gratuito para as crianças pobres. Foi o embrião das escolas primárias obrigatórias da Europa. Ele queria que os alunos das escolas de Genebra fossem bem preparados "na linguagem a nas humanidades", além da formação cristã e bíblica. Ele elaborou um currículo que tinha ênfase nas artes e nas ciências, além da ênfase nas Escrituras Sagradas. Moore diz: "o principal propósito da universidade era eminentemente prático: preparar os jovens para o ministério ou para o serviço no governo".
Calvino entendia que todo o conhecimento vem de Deus, quer seja o conhecimento sagrado ou o profano. Sua visão da cultura era de que Deus é Senhor de todas as coisas e, por isso, toda verdade é verdade de Deus.
Calvino teve seu coração voltado para a educação da população de Genebra e da Europa. Ele estava preocupado em dar para Genebra uma universidade. Ele criou a academia de Genebra em 1559. O historiador Charles Bourgeaud (1861-1941), antigo professor da universidade de Genebra, considerou "a primeira fortaleza da liberdade nos tempos modernos".
No currículo de Calvino, ele incluiu cursos de leitura e escrita e cursos avançados de retórica música e lógica. Também havia cursos de latim, composição, literatura grega e dialética. O nível era tão alto, que se dizia que os "meninos de Genebra falavam como os doutores da Sorbonne."
Calvino serviu de exemplo para os reformados posteriores que dedicaram-se integralmente à promoção da educação, das artes e das ciências. Não viam incompatibilidade entre a fé cristã, o conhecimento científico e o saber humano.
CONTRIBUIÇÃO PARA O MUNDO
Desde a colonização dos EUA, foram construidas várias escolas e universidades por reformados que imigraram para o novo mundo. Várias dentre as maiores universidades do mundo foram fundadas por Reformados calvinistas. São elas:
1 - Universidade Livre de Amsterdã (Holanda) - Fundada em 1881 pelo reformado Abrão Kuyper, que mais tarde veio a ser Primeiro Ministro da Holanda;
2 - Universidade de Princeton - Fundada em 1746 pelo Reformado calvinista Jonathan Belcher. Esta Universidade está classificada como a melhor em matemática, física, astronomia, economia, história e filosofia;
3 - Universidade de Harvard - Fundada em 1643 pelos reformados, seis anos após sua chegada à Baia de Massachussets, nos EUA.
4 - Universidade de Yale - Fundada em 1640 por pastores Reformados Calvinistas.
5 - Universidade Mackenzie (SP) - Fundada por missionários calvinistas. É uma instituição de ensino orientada pelos valores e princípios da fé cristã reformada, conforme encontrada na Bíblia.
O Edifício João Calvino, em honra ao Reformados de Genebra, situado na Rua da Consolação em São Paulo, é um tributo à visão educacional do Reformador.
A contrinuição de Calvino para a educação mundial é substancial e significativa. O mundo tem uma dívida de honra com o Reformador. O seu legado para as gerações futuras permanecerá até o retorno de Cristo.
Nota: O símbolo acima é o símbolo oficial das comemorações dos 500 anos do nascimento de João Calvino.
A inscrição em inglês faz parte das últimas palavras de Calvino e que estão em seu epitáfio: "Aqui Senhor, eu ofereço o meu coração, sinceramente e prontamente." (tradução Livre)
O artigo acima é uma adaptação do Artigo publicado em "O Tempora, O Mores!" - por Rev. Augustos Nicodemos.

Comentários

Laguardia disse…
Prezado Rev. João

Parabens pelo seu blog. Muito bom e com boas postagens.

Sou membro da Igreja Metodista do Planalto aqui em Belo Horizonte.

Meus pais foram e minha filha e genro são membros da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte do Rev. Ludgero.

Também escrevo um blog, que é um blog ante esquerda. O endereço do mesmo é http://brasillivreedemocrata.blogspot.com. Espero sua visita, seus comentários e sugestões.

Hoje mais do que nunca presicamos de Deus em nossas vidas e levar o envangelho da salvação a toda a criatura. Só a graça de Deus pode fazer com que nos livremos da corrupção, da falta de ética e de honestidade em nosso governo.

Que Deus abençôe o seu trabalho
Heldon disse…
Pator João D'eça,

que privilégio ser seu amigo e saber que as palavras que você posta, também sustenta em sua vida e dá a vida pela obra de Deus. Gostei da postagem.
Deus o abençoe.
Grande abraço.
Heldon.

Postagens mais visitadas deste blog

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…