Este ano de 2009, precisamente no dia 09 de Julho, comemoraremos os 500 anos de nascimento de um dos maiores pensadores de todos os tempos, o francês Jean Calvin (João Calvino).
João Calvino nasceu na cidade de Noyon, França, a 10 de Julho de 1509 e foi um dos maiores expoentes da Reforma do século XVI.
A teologia de Calvino pode ser conhecida através de seus inúmeros escritos de diferentes gêneros: As Institutas (sua obra magna), comentários bíblicos, sermões, escritos liturgicos e catequéticos, folhetos, tratados e as suas cartas. Sua obra é composta de 59 volumes da coleção conhecida como Corpus Reformatorum.
A sua obra Magna, As Institutas, foi escrita quando o Reformador tinha 26 anos. Passou por cinco edições (1536 - 1559) e quatro traduções para o francês. As outras edições em que Calvino foi acrescentando material novo, surgiram em 1539, 1543, 1550 e 1559, quando recebeu a sua forma atual com 80 capítulos, divididos em 4 livros. Todas estas edições estavam em latim. Depois da edição de 1539, o próprio Calvino verteu para o francês as suas edições latinas. A primeira foi publicada em 1541 e é considerada uma obra prima da lingua francesa e a primeira obra teológica original nessa lingua.
As Institutas (A Instituição da Religião Cristã), tem o seguinte conteúdo:
Livro I: O conhecimento de Deus, o Criador.
Livro II: O conhecimento de Deus, o Redentor.
Livro III: A maneira como recebemos a graça de Cristo.
Livro IV: Os meios externos pelos quais Deus nos convida para a sociedade de Cristo.
Calvino ainda escreveu:
Comentários: Sobre todos os livros do Novo Testamento (exceto II e III João e Apocalipse). Escreveu também sobre o Antigo Testamento. Esses escritos preenchem 22 grandes volumes.
Sermões: Calvino expunha sistematicamente a Bíblia. Pregava sobre o N.T. aos domingos e sobre o A.T. durante a semana. Os seus sermões eram anotados por um grupo de refugiados franceses. A biblioteca de Genebra possui 2035 desses sermões em manuscritos.
Folhetos e tratados: Nesses escritos Calvino tratava sobre apologética e assuntos gerais sobre a Reforma da Igreja.
Escritos liturgicos e catequéticos: Seu primeiro catecismo foi escrito em 1537 e recebeu o nome de Instrução na Fé. Um outro catecismo, conhecido como o Catecismo de Genebra, que contém uma Confissão de Fé, livro de ordem liturgica e administração eclesiástica, saltério, etc.
Texto extraido da apostila do prof. João Alves, do curso INTRODUÇÃO À TEOLOGIA DE JOÃO CALVINO, do CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO ANDREW JUMPER, da UNIVERSIDADE MACKENZIE (São Paulo).
A gravura acima é uma representação do púlpito onde Calvino pregava da Catedral de São Pedro em Genebra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário