sábado, 9 de fevereiro de 2008

A ALEGRIA DE UM DOMINGO NA IGREJA.
















Por
Rev. João d'Eça


Passar o domingo na Igreja é uma das mais gratificantes tarefas do crente. Ensinar, aprender, louvar, adorar, comungar, rever os amigos, por as conversas em dia após o culto e ir pra casa com saudade e já na ansiedade que chegue a próxima reunião para se estar novamente na presença de Deus e com os irmãos.
Tenho estimulado a minha igreja a guardar o domingo, mesmo porque, além de ser o dia do Senhor, o qual devemos guardar com sincera devoção, também como presbiterianos, a nossa Confissão de Fé de Westminster assim nos exorta a fazê-lo (Capítulo XXI, 1-8).
Para nos prepararmos para um domingo realmente feliz na presença de Deus, na sua igreja, precisamos de alguns preparativos prévios:


  • PREPARAÇÃO: Iniciar já no sábado, todos os preparativos, pois assim tudo sairá mais tranquilo. Não teremos contratempos na hora que antecede a adoração. Os professores devem rever as suas lições e preparar-se por meio da oração para o estudo da Palavra de Deus.

  • SUBMISSÃO: A atitude de nosso espírito, abre a porta para a experiência mais rica e significativa na adoração. A disciplina de recordar a nossa consagração é torná-la presente a todo momento, é portanto, uma afirmação de votos.

  • EXULTAÇÃO: A alegria no louvor é um elemento inseparável da verdadeira adoração. "A alegria do Senhor é a nossa força". Não tema emocionar-se na adoração (não extrapole, não perca o controle), mas não tema emocionar-se, somos seres emocionais e Deus nos fez assim. Mais perigoso que a emoção, é o formalismo e o ritual frio e morto. Vibre na presença do Senhor!

  • PARTICIPAÇÃO: Sua participação é fundamental. Junte-se aos irmãos quando estes ficam de pé, ajoelham-se ou cantam. Quando estiver escutando um hino ou o sermão do pastor, dê o seu apoio em oração silenciosa.

  • COMPREENSÃO: Deve-se cultivar a arte de receptividade espiritual. Esta é a hora do enriquecimento do espírito. Fios de ouro do Espírito estão escondidos numa frase do sermão ou de um hino. Se você buscar compreender, sairá enriquecido do culto.
  • REFLEXÃO: Após o culto é hora de refletir, de agradecer a Deus pelo crescimento na sua presença, isso ajudará o cultuante a fixar as verdades da Palavra de Deus à sua vida e ter uma semana abençoada até a próxima reunião, onde se encherá mais e viverá a vida abundante a cada domingo de culto. O hábito de refletir no que houve no culto é antecipar as bençãos do domingo seguinte.

QUE DEUS ABENÇÕE O SEU DOMINGO DE CULTO A DEUS!

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores