segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A PERVERSÃO DO HOMEM

Introdução:

Uma das tristes consequências do pecado é a perversão do pecador que sempre tenta fugir da presença do Senhor e que odeia tudo o que se refere a Deus e à comunhão dos santos. O salmista diz, no salmo 39.7:

 
Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço aminha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.

 
- Depois do primeiro pecado do homem, Adão e sua mulher, como tivessem ouvido a voz do Senhor Deus, que passeava pelo jardim do Éden depois do meio-dia, esconderam-se da face do Senhor no meio das árvores do paraíso.

- Caim, depois que matou o seu irmão Abel retirou-se da face do Senhor e andou errante pela terra, habitou no pais que estava do lado do nascente do Éden.

- Jonas o profeta, comissionado por Deus para levar a mensagem do Senhor a Nínive, capital do império Assírio, mudou o seu caminho para Társis, fugindo do Senhor em direção a Jope, onde tomou um navio, pagou a passagem e se misturou aos passageiros, fugindo da face do Senhor.

 - O filho de um fazendeiro diz ao pai: “Dá-me a parte da herança que me cabe”. Passados uns dias, arrumou tudo o que o pai lhe deu e partiu resoluto a ficar o mais distante do seu pai quanto possível. Na terra onde parou gastou até o último centavo, vindo a passar grande necessidade depois que gastou dissolutamente tudo o que havia trazido.

 A Escritura Sagrada em Rm. 3.12 diz: “Todos se extraviaram, a uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”.

O Senhor Deus ao contemplar a deserção da humanidade, exorta por intermédio dos seus profetas. Isaias 8.6,7 diz:

 
Eu escutei e ouvi; não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um corre a sua carreira como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha. Até a cegonha no céu conhece as suas estações; a rola, a andorinha e o grou observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do Senhor. Como, pois, dizeis: Somos sábios, e a lei do Senhor está conosco? Pois, com efeito, a falsa pena dos escribas a converteu em mentira.

 
Também o texto de Isaias 1.2-5:

 
Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o Senhor é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. Ai desta nação pecaminosa, povo carregado de iniquidade, raça de malignos, filhos corruptores; abandonaram o Senhor, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram atrás. Por que haveis de ainda ser feridos, visto que ainda continuais em rebeldia? Toda a cabeça está doente, e todo o coração enfermo.

 A perversão do homem manifestou-se tão depressa, que ainda no tempo de Noé, vendo Deus que era grande em extremo a malícia dos homens na terra e que todos os pensamentos dos seus corações em todo o tempo eram inclinados ao mal, disse Deus ter se arrependido de ter criado o homem na terra. Por esta razão o Senhor disse em Gn. 6.7: “Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os repteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito”.

 
Conclusão:

          Depois que a maldade do homem se tornou grande, e "que era continuamente mau todo designio do seu coração”, ou seja, continuamente e completamente mal, ele se arrependeu de ter feito o homem, e por isso determinou que iria destruí-los.

 Referente a Deus, o arrepender-se tem de ser uma linguagem antropomórfica. Em que pese o termo no hebraico descreva certa mudança real nas expressões exteriores da atitude divina, não pode significar nenhuma mudança na mente, nem nos Seus propósitos.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores