sexta-feira, 15 de março de 2019

A SANTIFICAÇÃO, DEVE SER O ALVO DE TODO CRENTE (Rm. 6, 7 e 8)

by

João d'Eça



Todos os crentes, são crentes, com um único objetivo: Serem santos.  Ser santo é ser separado das práticas pecaminosas do mundo, listadas na Bíblia. Essa lista inclui pecados que um crente não deve praticar, tais como: prostituição, impureza, fornicação, mentira, roubo, engano, bebedices, embriaguez, maledicência, ira, raiva, rancor, e outros tantos.

Não se justifica, um crente, ser chamado para ser crente e não viver em santidade. Se alguém foi chamado para ser crente em Jesus Cristo, e viver  a vida parecida com a de Jesus, separado do mundo; se praticar um desses pecados listados, significa que, ou ele está deliberadamente desobedecendo a Deus, ai a mão de Deus pesará sobre a sua vida, ou, essa pessoa não é convertida.

Os verdadeiros crentes foram justificados, e a Escritura ensina que justificação é: o processo pelo qual Deus declara uma pessoa justa, com base na fé, na pessoa e obra de Cristo. A Justificação é a atividade de Deus que liberta a pessoa da culpa do pecado.

A santificação é a atividade de Deus que liberta o cristão do poder do pecado. A justificação imputa a justiça de Deus ao homem. A santificação transmite a justiça de Deus através do homem.

A santificação é categorizada em três aspectos: 

(1) A santificação posicional é o estado de santidade imputado ao cristão no momento de sua conversão a Cristo – Aqui, não se refere a condição espiritual de alguém, mas à sua posição espiritual.

(2) A santificação progressiva refere-se ao processo em nossas vidas diárias pelo qual estamos ficando mais parecidos à imagem de Cristo - É o processo de se tornar o que somos em Cristo. Isso envolve o abandono dos velhos hábitos de mentir, roubar, caluniar, se prostituir, fornicar etc., que são substituídos por qualidades como honestidade, misericórdia, amor e santidade, semelhantes a Cristo (Colossenses 3.1-10).

(3) A santificação final é o estado de santidade que não alcançaremos nesta vida, mas receberemos quando finalmente estivermos na presença de Deus: (1 João 3.2). A santificação, o adiamento do velho homem e a imitação da justiça de Cristo são tridimensionais: posicional, progressiva e final.

O argumento do apóstolo Paulo em Romanos, capítulos 6, 7 e 8, é que somos obrigados a experimentar a santificação progressiva por causa da nossa santificação posicional realizada na cruz do Calvário.


publicado no boletim dominical da Igreja Presbiteriana do Calvário, em 17/03/2019

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores